Manter a higienização dos ambientes em alto nível não é uma tarefa fácil para os hospitais. Em função da grande circulação dos micro-organismos causadores de doenças, estes locais precisam ter cuidados especiais para reduzir ao máximo a incidência de infecções. Para auxiliar os hospitais nesse desafio diário, surge o peróxido de hidrogênio, um potente desinfetante capaz de eliminar germes e bactérias de forma bastante eficiente.
A cada ano, aproximadamente 14% dos pacientes internados no Brasil contraem algum tipo de infecção hospitalar segundo a OMS, e cerca 100 mil pessoas morrem em decorrência das infecções, de acordo com a Anbio (Associação Nacional de Biossegurança). E é aí que o peróxido entra. Em feridas, ele age liberando lentamente oxigênio, o que acaba por matar as bactérias e outros micro-organismos presentes no local em que foi aplicado.
O peróxido também é indicado para desinfecção de nebulizadores, o que é feito através de nebulização de peróxido de hidrogênio a 7,5% por 30 minutos. É também utilizado para desinfecção de materiais contaminados pelo HIV, a uma concentração de 6%, numa imersão por 15 a 30 minutos. Também pode ser usado para limpeza e desinfecção de pisos, banheiros e ambientes diversos.
O peróxido
A ação potente do peróxido de hidrogênio se deve ao ataque da membrana lipídica, DNA e outros componentes das células, pelos radicais livres tóxicos que o peróxido produz. Alguns microrganismos aeróbios são capazes de produzir catalase ou superóxido dismutase, assim eles se protegem da atividade microbicida transformando o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água.
Para evitar esse efeito, o peróxido de hidrogênio utilizado para esterilização é de concentração maior e possui estabilizantes. Ele também é utilizado como opção para esterilização de materiais termo sensíveis; na desinfecção e esterilização de superfícies planas e sólidas; na esterilização de capilares hemodializadores; na desinfecção de lentes de contato e outros.
Combate a bactéria KPC
A principal causa para a disseminação de doenças infecciosas em hospitais se dá pela falta de higiene e limpeza adequados. O simples ato de lavar as mãos deveria ser a principal arma contra a maioria das bactérias, como é o caso da superbactéria conhecida como KPC. Ela impede que remédios façam efeito contra ela e, em algumas pessoas, pode provocar males como infecção urinária e pulmonar.
No entanto, com o uso do peróxido de hidrogênio, é possível diminuir as infecções em ambientes hospitalares e impedir a proliferação de diversas bactérias, como é o caso da superbactéria KPC.
Vantagens dessa substância em relação ao hipoclorito
Em hospitais, é comum o uso de agentes oxidantes como alvejantes, para clarear (branqueamento) e retirar mancha. No entanto, o hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como água sanitária, além de ter um cheiro forte e causar reações em algumas pessoas, deixa um aspecto pegajoso no chão.
Além da função direta no combate de infecções, o peróxido também pode ser encontrado na forma de desinfetante e apresenta algumas vantagens se comparado ao hipoclorito, são elas:
– Baixo poder de espuma, não requer enxágues.
– Elimina odores indesejáveis.
– Sua eficiência limpadora combinado com poder desinfetante e ótimo perfume, mantém o ambiente com agradável aroma.
Uma das empresas que oferece esse produto é a Kalykim. O S 353, nome produto que contém o peróxido como base, tem uma concentração de 3 a 6% e poder desinfetante e esterilizante. O produto também contém em sua fórmula tenso ativos e sais quaternário de amônia.
Para todos os tipos de limpeza
– Geral: diluição 1:30. Aplicar o produto e deixar agir por 10 minutos a temperatura ambiente. Enxaguar com água limpa.
– Superfícies: diluição 1: 250. Aplicar o produto com o auxílio de pano ou esponja
– Diária e de pisos: diluição 1:250. Aplicar o produto no piso com mop ou rodo e pano. Se necessário, esfregar com uma vassoura de cerdas de nylon. Recolher o produto e secar o piso. Em caso de aplicação de ceras, recolher o produto, enxaguar e secar antes de iniciar a aplicação.
– Vidros e espelhos: diluição 1:125. Aplicar o produto e limpar com pano limpo
– Louças sanitárias: diluição 1:65. Aplicar o produto e deixar agir por 10 minutos. Se necessário, esfregar e secar com pano úmido.
– Carpetes: diluição 1:125. Aplicar o produto, esfregar e enxaguar com água limpa. Aspirar com aspirador de líquidos ou máquina extratora. Para remoção de pequenas manchas localizadas, aplicar o produto, esfregar e retirar com pano úmido.
Atenção: Antes de utilizar, faça um teste em uma pequena área.
Cuidados
- Evite o contato com a pele
- Conserve fora do alcance das crianças e dos animais domésticos
- Em caso de contato com os olhos, lave-os imediatamente com água em abundância durante 15 minutos
- Se ingerido não provoque vômito
- Não reutilize a embalagem vazia
- Lavar as mãos cuidadosamente após o manuseio
- Mantenha fora do alcance das crianças