Um bom aroma no ambiente é algo muito valorizado, principalmente em empresas e locais onde há um grande fluxo de pessoas, como hotéis e restaurantes. Se uma pousada, por exemplo, não possui um cheiro agradável, dificilmente vamos decidir nos hospedar nela, não é mesmo? Daí a importância de zelar pela qualidade dos odores na sua empresa. A boa notícia é que você já pode contar com os neutralizadores de odores, produtos especializados para eliminar o mau cheiro e que vão além dos aromatizadores comuns.
O que é o cheiro?
Antes de falar sobre o neutralizador de odores, precisamos entender como o cheiro se propaga no ambiente. Isso é causado por moléculas que ficam suspensas no ambiente e vão se movendo de acordo com o vento. Essas moléculas possuem explosão de sensibilidades diferentes. Alguns cheiros exalam com mais força e podem causar uma sensação desagradável, como é o caso da fumaça de cigarro e do cheiro de peixe fresco, por exemplo.
Cada cheiro passa por um processo até ser eliminado. Outras vezes, passamos por um processo de acomodação olfativa e acabamos nos acostumando com o cheiro de um lugar. Porém, esse mesmo cheiro pode ser desagradável para um cliente ou outra pessoa que fica naquele mesmo ambiente por menos tempo. Por isso é importante o uso do neutralizador de odores em ambientes de trabalho ou que tem grande concentração de pessoas.
O neutralizador de odores
Existem no mercado produtos que são capazes de eliminar odores. Esses produtos são os neutralizadores de odores. Com eles, é possível manter um perfume suave a agradável no ambiente, proporcionando uma sensação de limpeza e bem-estar. O neutralizador de odores é um conjunto de substâncias que são diluídas com água (pulverizada no ar odorizado).
Mas como funciona o neutralizador de odores? Essa solução propõe-se a absorver as moléculas odorantes que estão no ambiente, combatendo o incômodo que esses odores proporcionam. O produto “retira” os maus odores, sem mascará-los com perfumes fortes. O seu funcionamento é simples. Os ativos que estão presentes no produto “sequestram” e reagem quimicamente com as moléculas que causam os maus odores, resultando em uma modificação de sua estrutura.
Sua atuação pode acontecer de duas maneiras. A primeira delas é através de enzimas que digerem as substâncias que causam o mau cheio. Ele também pode agir por reações químicas, proporcionando uma mudança na composição química das moléculas que causam o mau odor, tornando-as inodoras ou com odor imperceptível. Alguns desses produtos apenas neutralizam os maus odores, enquanto outros também possuem a missão de aromatizar o ambiente. A escolha fica a seu critério.