Conheça os usos e vantagens do detergente neutro

Quem trabalha no setor de limpeza ou é dona de casa certamente já ouviu falar sobre o detergente neutro. Ele é um excelente produto para fazer a limpeza de sujidades gordurosas de origem animal ou vegetal. O seu uso não está restrito a apenas um ambiente. Assim, ele pode ser utilizado em banheiros, cozinhas, pisos  ou qualquer ambiente com superfícies laváveis.

Esse tipo de detergente pode ser encontrado em diferentes apresentações, dentre elas as sustentáveis, hipoalergênicas e formuladas para bebês. Eles costumam ser encontrados livres de corante e perfume, além de não possuir também produtos de limpeza prejudiciais.

Uma característica importante desse tipo de detergente é que ele contém tensoativos biodegradáveis, que favorecem o trabalho de remoção das gorduras nos diversos tipos de superfícies.

 

Usos

  • Remoção de gordura dos ambientes da casa ou do estabelecimento comercial;
  • Ele é eficaz na limpeza de resíduo gordurosos provenientes da preparação de alimentos;
  • Lavagem de louça na cozinha de casas, restaurantes ou empresas. Sua espuma promove uma limpeza profunda, porém com fácil aplicação e enxágue;
  • Limpeza de móveis;
  • Remove manchas em tecidos;

 

Embalagem

Os detergentes neutros podem ser encontrados desde em pequenos rótulos – geralmente usados em limpeza e higienização doméstica – e em embalagens maiores, de 1l, 5l e até 20l. Nesses últimos casos, eles são comprados para uso institucional, geralmente em uma distribuidora de produtos de higiene e limpeza, como é o caso da Higtop.

Além disso, eles podem ser encontrados em 3 versões: pronto uso, concentrado e superconcentrado. Nos dois últimos casos, a diluição vai depender do tipo de sujidade a ser removida, com o intuito de se chegar ao melhor resultado da lavagem.

Pronto uso: Indicado para qualquer superfície lavável. Tem um alto poder de formação de espuma e atua também na retirada de resíduos de alimentos e de gordura, além de ser de fácil enxágue. Pode ser usado em louças, panelas, bandejas, copos, pisos, azulejos, materiais plásticos, fogões, couro, vinil, etc.

Concentrado: Também é indicado para qualquer superfície lavável. Alguns produtos contém tensoativos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente. É eficiente na remoção de sujeiras e gorduras de louças, fogões, coifas, paredes, couro, vidraria de laboratório, esmaltados, etc. Faz a diluição de até 1:20.

Superconcentrado: Possui basicamente a mesma função que os outros tipos de detergente neutro. Também pode ser encontrado no mercado com tensoativos biodegradáveis. Faz a diluição de até 1:200.

 

Detergente ou lava-louças

Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem quando começam a trabalhar na área de limpeza em cozinhas. Os dois produtos possuem basicamente a mesma função: limpeza e remoção de gordura. Porém, eles possuem uma diferença química: sua estrutura molecular.

Os detergentes são o resultado de uma complexa mistura de substâncias, geralmente de origem petroquímica, cada uma selecionada com o objetivo de exercer uma determinada função na limpeza. O sabão, por outro lado, são essencialmente sais de sódio e potássio oriundos de diversos ácidos graxos, com base de gordura vegetal.

Contudo, os dois produtos atuam entre as moléculas de água (polares) e de gordura (apolares e hidrofóbicas). Assim, eles decompõem as moléculas orgânicas e de gordura, retirando-as das superfícies que estão sendo limpas.

Para evitar os danos à natureza, muitos detergentes hoje em dia estão sendo feitos com tensoativos biodegradáveis, possibilitando um menor impacto no meio ambiente.