Conheça os processos de higienização de laticínios

As técnicas de higienização são muito importantes nas indústrias de laticínios. A qualidade dessas técnicas vai garantir uma melhor qualidade para os produtos que chegam às prateleiras. Isso vai atestar também uma segurança à saúde do consumidor, além de estar em conformidade com a legislação, composta de Regulamentos de Identidade e Qualidade, Normativas e Portarias específicas.

Em ambientes industriais é comum encontrar não apenas uma grande carga de matérias orgânicas, como também resíduos que surgem do processamento. Ou seja, são locais ideias para o crescimento e multiplicação de micro-organismos.

Assim, as técnicas de higienização de laticínios buscam combater e reduzir a presença de micro-organismos e outros contaminantes não apenas antes, mas também durante e após o processamento de derivados do leite.

 

Higienização e seus processos

A higienização de laticínios começa com a limpeza, ou seja, a remoção de sujeiras e partículas que se encontram na superfície. Essa tarefa pode ser realizada por meios químicos e mecânicos, com uso de detergentes específicos, água, alcalinos e equipamentos de limpeza, como escovas, esponjas, raspadores e mangueiras.

A etapa seguinte compreende a sanitização. Nesta etapa, acontece uma significativa redução de micro-organismos graças à ação de produtos químicos específicos.

A higienização correta das indústrias de laticínio garante uma maior economia, devido à redução nas chances de produção de itens contaminados para comércio, assim como de devoluções e rejeições.

 

Etapas do processo de higienização

  • Pré-lavagem – remoção das partículas visíveis.
  • Lavagem – remoção do material orgânico. Uso de agentes químicos.
  • Enxágue – remoção dos resíduos da lavagem. Uso de água corrente.
  • Sanitização – redução de micro-organismos.
  • Enxágue final – remoção dos resíduos de agentes sanitizantes.

 

Métodos de higienização

  1. Manual – a limpeza é realizada por operadores com solução detergente, água e equipamentos. Nos processos de pré-lavagem e lavagem, o uso da escova (cerdas rígidas ou flexíveis) é indispensável. A mangueira de água precisa ter o tamanho ideal para cobrir todas as áreas.
  2. Imersão – este processo consiste na lavagem de apenas a parte desmontável do equipamento. Há uso de água e detergente no processo da lavagem. As partes do equipamento passam por uma imersão de cerca de 30 minutos, para em seguida serem enxaguadas com água quente e escova.
  3. Limpeza sem desmontagem ou CIP – é um método mais recomendado para empresas de laticínios de grande dimensão, devido ao seu alto custo de instalação. A limpeza CIP acontece em um sistema fechado e automático, através de tubos e outros equipamentos específicos ao maquinário a ser limpo. Todo o processo de limpeza acontece sem a necessidade de desmontagem.
  4. Limpeza com espuma – o diferencial desse processo é que a limpeza utiliza-se geradores de espuma que ajudam a alcançar áreas mais altas e aumentam o contato do detergente com a superfície. Após a aplicação, deve ser feita uma leve escovação, com o objetivo de retirar o excesso do produto.