Conheça as boas práticas que o profissional de limpeza deve ter

Existe uma famosa frase que diz: “a primeira impressão é a que fica”, ou seja, a sua imagem e o seu comportamento perante as pessoas, irá refletir no seu relacionamento com elas. Desenvolver uma imagem positiva é muito importante dentro do ambiente de trabalho, pois isso determinará a imagem que seus chefes e colegas terão de você. Por isso é essencial entender a importância da sua aparência no ambiente corporativo.

 

APARÊNCIA PESSOAL

Uma boa aparência no ambiente de trabalho não significa beleza. Envolve aspectos positivos em relação à postura, uniforme e higiene pessoal do profissional. Por isso, deve ser uma preocupação constante das equipes de higiene e limpeza aprimorarem a cada dia sua imagem pessoal.

A higiene no trabalho também é um grande aliado da saúde. Ela diminui o risco de doenças e contaminações e vai além do aspecto físico. É importante, também, manter as áreas de trabalho limpas e organizadas, como: vestiário, banheiros e refeitórios.

O sistema de limpeza e higienização, desenvolvido pela HIGTOP, visa desenvolver programas que promovam o bem-estar e a saúde dos profissionais, através de um treinamento de conscientização para a equipe. Dessa maneira, gestores e funcionários adquirirem novas posturas e práticas de higiene mais conscientes.

As boas práticas de higiene prezam a aparência física e cuidados com o corpo. Confira as nossas dicas:

  • CABELO, BARBA E MAQUIAGEM – As mulheres devem manter os cabelos limpos e adequadamente presos e o uso da maquiagem deve ser discreto. Para os homens, o ideal é manter cabelos curtos e barba feita ou aparada.
  • UNHAS – Recomenda-se manter as unhas curtas e limpas. Para as mulheres, é indicado o uso de esmaltes.
  • UNIFORME – É obrigatório o uso durante o expediente de trabalho, e sempre deve estar completo, limpo e passado. Cada colaborador é responsável pelo seu uniforme e deve zelar pela sua conservação. Vale lembrar que os sapatos fazem parte do uniforme e devem seguir o mesmo padrão do fardamento.
  • CRACHÁ – É indispensável o uso durante todo o expediente de trabalho. O crachá deve estar sempre visível e em bom estado de conservação. Não é adequado colar figuras ou pendurar acessórios ao crachá.
  • ACESSÓRIOS – Por questão de segurança e higiene, não é recomendado o uso de: aliança, anéis, colares, brincos, piercing, boné e outros acessórios que venham a comprometer o funcionário enquanto estiver no cumprimento de sua função, causando acidentes de trabalho ou sendo veículos de contaminação.
  • UTILIZAÇÃO DE EPIS – Para quem não sabe, EPIS (Equipamento de Proteção Individual) são os equipamentos usados pelo trabalhador, destinados a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. Para cada atividade é definido o equipamento ideal e o funcionário será treinado e conscientizado na utilização, higienização e guarda do equipamento.

 

Outras dicas de higiene pessoal:

  • Lave as mãos antes e depois das atividades de trabalho;
  • Não ande descalço no ambiente de trabalho;
  • Utilize desodorante e perfume com fragrância suave.

 

Seguindo todas estas recomendações, além de preservar a saúde, o funcionário também vai contribuir para que as pessoas tenham uma percepção positiva sobre o seu trabalho. A apresentação pessoal também faz parte do marketing pessoal e reflete diretamente na imagem do profissional e das atividades que ele desenvolve.

 

 

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS

O sistema de limpeza & higienização tem também a preocupação de orientar os profissionais da área de limpeza em relação a aspectos comportamentais. Esta mudança de postura irá trazer diferenciais para estes profissionais no mercado de trabalho, como:

 

  • ASSIDUIDADE – As empresas contratam pessoas porque precisam delas para operação do seu negócio, portanto, toda vez que um funcionário falta ao trabalho acaba gerando um transtorno. Para a operação do nosso sistema de higiene e limpeza, não é diferente. Todo o sistema foi concebido no planejamento de tarefas que vão depender diretamente do cumprimento da escala de trabalho. Portanto, é importante que toda a equipe esteja consciente do seu papel no processo e evite faltas desnecessárias e sem justificativas.
  • PONTUALIDADE – Outro problema enfrentado pelas empresas é a pontualidade. Se o funcionário não consegue chegar ao local de trabalho no horário combinado, isto ocasiona um atraso na realização das atividades e, consequentemente, muitas tarefas relacionadas ao calendário de limpeza ficarão pendentes. É muito importante a conscientização do funcionário no papel que ele exerce para o perfeito funcionamento do sistema e o alcance dos resultados esperados.
  • PRODUTIVIDADE – Fazer mais com menos é a essência da produtividade no trabalho. Nosso sistema de limpeza e higienização visa implementar uma rotina de trabalho que vai entregar uma maior quantidade de serviços com os recursos humanos atuais e um melhor nível de qualidade da limpeza.

Para aumentar a produtividade das atividades de limpeza, o sistema propõe padronização dos processos, produtos, materiais e equipamentos, utilização de ferramentas de gestão, escolha correta das lideranças e capacitação da equipe.

  • QUALIDADE DO TRABALHO – O estabelecimento dos índices de desempenho com a avaliação dos funcionários na execução das tarefas e a avaliação das unidades de operação, na aplicação das ferramentas de gestão, objetiva investir na qualidade dos processos e métodos de trabalho, garantindo um melhor nível dos serviços de limpeza.

Conhecer e acompanhar os índices de performance, através das informações do quadro de gestão à vista, vai gerar uma mudança comportamental da equipe em busca dos resultados definidos e no empenho para alcançar as metas.

 

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