Como limpar vidros e espelhos: veja dicas e o que não fazer

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Fazer a manutenção da limpeza de vidros e espelhos é uma tarefa essencial. E nesse processo é preciso tomar cuidado ou os vidros e espelhos podem acabar com fiapos e marcas em sua superfície. Porém, essa não é uma tarefa difícil como muitas pessoas pensam. O uso dos produtos certos e o método adequado ajudam a garantir que as superfícies espelhadas fiquem limpas e brilhando.

Há uma lista de coisas que devemos evitar no momento em que formos efetuar a limpeza de vidros ou de outras superfícies espelhadas. É preciso evitar o uso de certos produtos e equipamentos que podem ser prejudiciais aos vidros e espelhos. Além disso, é necessário respeitar determinadas condições para que a limpeza seja feita da melhor maneira possível.

 

Material adequado

Para que a limpeza obtenha os resultados esperados é preciso que a equipe de limpeza esteja de posse dos equipamentos e produtos corretos. Confira o nosso checklist:

  • Esponja ou pano macio: o pano ou esponja a ser usada na limpeza precisa ser bem macio, evitando que a superfície a ser limpa seja arranhada. O pano usado deve ser de tecido de microfibra, que não solta fiapos.
  • Limpa-vidros e desengordurante: o limpa-vidros é apropriado para a limpeza de vidros e espelhos que não estejam com uma sujeira gordurosa. Nesses casos, antes da aplicação do limpa-vidros, você deve usar um desengordurante neutro e líquido antes do limpa-vidros.
  • Desengraxante neutro: deve ser usado em procedimentos de limpeza mais pesados.
  • Rodos com dupla face: servem para a limpeza de grandes áreas que não estejam no alcance das mãos.
  • Pano de Microfibra: ajudam a eliminar o aspecto embaçado do espelho. Deve ser usado em movimentos circulares já no final da limpeza.

 

Equipamentos

Alguns equipamentos também podem ser usados para auxiliar nas técnicas de limpeza do vidro ou das superfícies espelhadas. Conheça alguns equipamentos de baixo custo que ajudam para que a limpeza seja mais eficiente:

  • Adaptador angular – peça para ser acoplada ao lavador ou limpador, que permite o alcance em áreas de difícil acesso.
  • Raspador de segurança – utilizado para remoção de adesivos, cola, tinta, entre outros, sem danificar as superfícies.
  • Combinado 2 em 1 – lavador acoplado a um limpador, economizando até 30% o tempo de execução da limpeza.

 

Como fazer a limpeza de vidros e espelhos?

Não é tão difícil fazer a limpeza de vidros e espelhos como algumas pessoas pensam. Para isso, há algumas dicas que facilitam ainda mais o processo:

  1. Comece a limpeza pelas janelas e aberturas. Uma sugestão é passar um pincel de cerdas entre as fretas da janela para eliminar o pó. Os cantos das superfícies podem ser aspirados, facilitando o processo.
  2. Coloque um pouco de detergente neutro na esponja macia e passe cuidadosamente sobre a superfície que deseja limpar, removendo a sujeira mais pesada. Uma dica é começar a limpeza de cima para baixo, dividindo uma parte e depois a outra.
  3. Ao final da etapa anterior, utilize um pano macio e que não solte fiapos para secar toda a superfície e remover o excesso de água e detergente.
  4. Nesta etapa, use um pulverizador para aplicar o limpa-vidros na superfície. Se a superfície tiver dois lados, faça a aplicação na horizontal em um lado e na vertical no outro. Assim, ficará mais fácil identificar os locais que precisam de reforço.
  5. Em seguida, use um pano de microfibra para finalizar a limpeza.

 

O que não fazer durante a limpeza

Para que a limpeza tenha o melhor resultado possível, alguns produtos devem ser evitados porque causam prejuízo ao material do vidro ou da superfície espelhada. Além disso, há alguns hábitos que também devem ser evitados. Confira:

  1. Evite borrifar água e produtos diretamente sobre a superfície espelhada. O ideal é molhar o pano macio, evitando assim a possibilidade de surgimento de novas manchas.
  2. O uso de lustra-móveis na limpeza também não é recomendado. Com o tempo, o uso desse produto pode deixar o vidro ensebado ou repleto de manchas vitalícias.
  3. A dica do jornal também é um mito. Apesar da técnica de usar jornal velho na limpeza de portas de vidro servir, a química que existe na tinta do jornal causa sujeira tanto nas mãos de quem realiza as atividades quanto do local onde a tarefa está sendo feita.
  4. Cuidado com as misturas milagrosas! Na internet, há muitas dicas de mistura de itens que prometem brilho sem manchas. Mas os diferentes produtos possuem reações diversas e a mistura de certos produtos pode gerar uma reação que não é adequada para superfícies espelhadas.
  5. Os produtos com amoníacos, cloro e água sanitária não são recomendados para vidros nem espelhos, pois sua ação pode causar danos na superfície.
  6. Evite o uso de água em excesso na hora de limpar o pano. A água da torneira possui cloro, o que pode causar manchas no plano a ser limpo.
  7. Evite lavar as janelas em dias muito ensolarados. Dê preferência a realizar essa prática em dias nublados. Isso porque a luz do sol direta pode secar o produto de limpeza antes que você tenha tempo de limpar a superfície adequadamente.