De ação rápida e com baixo custo, o hipoclorito de sódio é o desinfetante mais amplamente utilizado. Com suas múltiplas vantagens, ele tem uma diversidade de uso, além de servir como componente ativo da água sanitária, que tem uso principalmente doméstico.
Ele é um agente antisséptico e, por isso, pode ser usado na limpeza de casas, de empresas e também em hospitais. Ele é ajuda ainda no combate contra micro-organismos. Em quantidades apropriadas, pode ser usado na desinfecção de água potável e quando em pequenas quantidades, age de forma saudável na lavagem de vegetais.
Devido à versatilidade e importância desse produto, a HIGTOP preparou um guia com as vantagens e os diversos usos do hipoclorito de sódio nos procedimentos de limpeza. Confira:
Cuidados na manipulação
A produção do hipoclorito de sódio é feita em instalações industriais, com o uso de equipamentos específicos. Como o produto pode se tornar tóxico em contato com algum ácido, a sua manipulação exige cuidados específicos, como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado.
Ação
- 100 ppm (0,01%) – age na eliminação de fungos em menos de uma hora.
- 200 ppm (0,02%) – age na eliminação de 25 tipos diferentes de vírus.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens
- Possui ação germicida, virucida e desodorizante;
- Pouco irritante e pouco tóxico, se comparado a produtos contendo fenol ou formol;
- Baixo custo;
- Apresenta uma excelente solubilidade em água.
Desvantagens
- Odor forte e característico;
- Ação descolorante;
- É corrosivo sobre metais
Diversas opções de uso
Lavanderia: pode ser usado no branqueamento de roupa (50ml para cada 20 litros de água) ou na eliminação de manchas de roupas, toalhas e panos (50ml para cada 10 litros de água). No caso de tecidos brancos e claros, o hipoclorito de sódio pode ser útil na remoção do bolor – que é muito difícil de retirar sem deixar vestígio. Porém, é importante lembrar que o hipoclorito é um agente corrosivo e quanto mais diluído, menor é a agressão à peça.
Limpeza de azulejos, pisos e revestimentos cerâmicos: é capaz de fazer a desinfecção e remoção de manchas, numa diluição de 50ml de hipoclorito de sódio para cada litro de água. A solução deve agir por cerca de 10 minutos. Em seguida, você esfrega usando a mesma solução e enxágua com água limpa.
Limpeza de ladrilhos: no caso dos ladrilhos, você pode fazer uma solução de uma parte de hipoclorito de sódio para 5 partes de água.
Lavagem de frutas e legumes não cozidos: em uma solução de uma colher (chá) de hipoclorito de sódio para cada litro de água, mergulhe fritas, legumes e verduras para fazer a limpeza, em um vasilhame não metálico. Em seguida, lave novamente os alimentos com água limpa e faça o armazenamento nos locais adequados.
Limpeza de utensílio de cozinha: ele pode ser usado na limpeza de utensílios de plástico e para eliminar odores de panelas e pratos. A solução recomendada é 50ml de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água. E atenção: utensílios metálicos não devem ficar de molho neste tipo de solução.
Desinfecção de caixas de água: ele deve ser usado numa proporção de 50ml de hipoclorito de sódio 12% em 20 litros de água. Usando um regador, escoe a solução nas paredes da caixa d’água (após eliminar toda a água reservada) e deixe de molho por um período, seguindo as recomendações da fabricante. Após isso, faça o enxágue do produto. É importante que a caixa d’água não seja preenchida novamente antes de fazer a retirada do produto, pois a concentração de hipoclorito na solução é muito forte e pode trazer complicações.
Tratamento de piscina: nestes casos, ele deve ser usado em uma concentração de aproximadamente 30%.