Produtos químicos, partículas de pós, lixos em geral e resíduos diversos fazem parte da rotina dos profissionais que atuam no segmento de limpeza e conservação. Além disso, é comum que esses profissionais se deparem com pisos molhados e outros aspectos do ambiente, que podem resultar em acidentes sérios.
Com tantos riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos, o uso de um Equipamento de Segurança Individual – conhecido pela sigla EPI – se faz mais do que necessário para esse segmento. Aliás, a obrigatoriedade de uso desses equipamentos em ambientes corporativos está definida pela Norma Regulamentadora nº 6.
Ou seja, o uso desses EPIs garante a segurança dos seus funcionários. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses equipamentos.
Uso dos EPIs na limpeza
Empresas especializadas em limpeza profissional não apenas investem em bons produtos, como também no treinamento e capacitação de seus profissionais. E sendo o serviço de limpeza a principal atividade dessas empresas, elas investem ainda em equipamentos e tecnologias para que o serviço seja realizado com qualidade e segurança.
O uso dos EPIs para as equipes de limpeza não é mera formalidade. Eles são escolhidos a depender da função que cada profissional de limpeza irá executar. Isso porque cada atividade possui os seus riscos próprios.
Muitas vezes um plano de segurança é elaborado pelas empresas para garantir a proteção de seus colaboradores. Esse plano é feito com base em uma análise de riscos e de documentos, como o Programa de Controle Médico de Saúde Operacional e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
Quais EPIs devo usar em minha empresa?
Essa é uma dúvida que muitas empresas possuem. A primeira coisa a se saber sobre esses equipamentos é que eles devem variar de acordo com a complexidade e o risco da tarefa a ser executada. Os principais riscos a serem prevenidos são:
- Biológicos – vírus e bactérias, principalmente em ambientes hospitalares.
- Físicos – umidade, ruído, variação de temperatura.
- Químico – poeira, vapores, gases tóxicos.
- Acidentes – quedas, uso de ferramentas, máquinas e equipamentos.
- Ergonômico – repetição de movimentos, levantamento de peso, postura inadequada.
Quando falamos em equipes de limpeza, os equipamentos mais utilizados são:
- luvas de látex, de PVC ou de raspa;
- calçados profissionais (como as botas impermeáveis);
- óculos de proteção simples;
- avental;
- sapatos com biqueiras (limpeza industrial);
- máscaras de proteção contra vapores, se for o caso;
- protetores auriculares, para lugares com muito barulho;
- óculos de proteção.
Alguns equipamentos de proteção
Luvas de proteção: como o processo de limpeza exige o uso de muitas substâncias que podem causar reação alérgica ou queimaduras na pele, as luvas são uma forma de proteção muito eficiente. Em ambientes hospitalares, elas funcionam como uma proteção também à contaminação por vírus e bactérias.
Botas antiderrapantes: serve como proteção em ambientes com pisos molhados. Também protegem de materiais cortantes que o trabalhador possa encontrar acidentalmente no chão.
Aventais impermeáveis: são uma forma de proteção contra a umidade e contra produtos químicos.
Máscaras e óculos de proteção: alguns produtos de limpeza possuem cheiro forte ou podem causar lesões ao entrar em contato com o olho. Por isso, é importante lembrar-se das máscaras e dos óculos de proteção para a sua equipe de limpeza.