Loobies, restaurantes, cozinhas, salas de convenção e quartos são alguns dos espaços de um hotel que precisam de atenção no momento da limpeza. E a qualidade com que essa limpeza é feita é muito importante para a imagem que seus hóspedes terão do hotel. Afinal, a limpeza é um dos itens mais avaliados por hóspedes e visitantes.
Assim, os hotéis investem em uma limpeza diária de todos os quartos e das áreas comuns. Isso é feito de forma programada e respeitando a privacidade e o cronograma dos hóspedes. Outro ponto é manter uma equipe de limpeza à disposição, para que ela possa atuar sempre que solicitada.
Mas quais os serviços são mais buscados pelas redes de hotéis na terceirização de serviços de limpeza profissional? A HIGTOP separou uma lista para você:
-
Consultoria
A consultoria de limpeza e higienização é um serviço muito procurado pelas redes de hotéis. Por meio dessa consultoria, há uma análise acerca das necessidades em higienização para o hotel. Essa análise é feita por um especialista, que também avalia as exigências dos órgãos regulamentadores e as limitações de sua empresa, garantindo estratégias para que a higienização do seu espaço seja mais apropriada, assertiva e eficiente.
O consultor especializado não apenas monta uma estratégia a ser adotada nos procedimentos de limpeza, como também acompanha o desenvolvimento e execução do plano proposto. Com esse acompanhamento, é possível a indicação de novos processos ou equipamentos, mudança de produtos ou alterações em outras estratégias do cronograma.
-
Higienização de área externa
A higienização da área externa do hotel é tão importante quanto a higienização realizada nos quartos. Uma equipe de limpeza profissional pode ser a solução para os processos de higienização de áreas críticas, principalmente quando falamos em áreas externas.
Um bom exemplo são os pisos de pedra que são utilizados nessas áreas externas, como na área da piscina. Muitas vezes, a pedra pode ter uma aparência de desgaste, mas o que ela necessita mesmo é de um procedimento de desincrustração bem feito. Isso acontece porque a pedra utilizada nessas áreas externas é muito porosa e acumula muita sujeira, o que dificulta o tratamento do piso.
-
Fornecimento de produtos
Todo hotel precisa de produtos de limpeza e higienização, como papel toalha, sabonetes, álcool gel, desinfetantes, dentre outros. Para isso, é necessário encontrar uma distribuidora de produtos de limpeza que ofereça não apenas produtos de qualidade, como também soluções, serviços e assistência técnica qualificada. Alguns pontos a observar na contratação de uma distribuidora são: assistência técnica, qualidade dos produtos, atendimento, treinamento, logística e os serviços complementares que ela oferece.
Os principais itens de limpeza comprados pelas redes de hotéis incluem:
- Materiais descartáveis: papel toalha e papel higiênico.
- Equipamentos de limpeza profissional: carro cuba (para guardar as toalhas e lençóis), mop úmido e rodo.
- Produtos: sabonete, álcool gel, detergentes, desinfetantes, odorizadores de ambiente, neutralizador de ambiente.
-
Limpeza de fachadas
A limpeza de fachadas é uma preocupação e gasto constante no orçamento de qualquer negócio, e nos hotéis não é diferente. Por isso, a realização dela de forma segura e em menor tempo é uma economia importante, além de proporcionar um excelente cartão de entrada para aqueles que gostam de julgar um livro pela capa, neste caso, um hotel por sua fachada.
E os avanços tecnológicos chegaram também na área de limpeza e higiene. Existem no mercado opções de máquinas adequadas para a limpeza de fachadas. Com o uso desses equipamentos é possível deixar paredes muito mais limpas, proporcionando uma economia de tempo, de água e de produtos.
-
Teste de produtos
Cada produto utilizado no segmento de higiene e limpeza tem uma característica e um propósito. O uso de um produto inadequado pode, muitas vezes, agravar um problema. Por isso, é muito importante a realização de testes de produtos químicos e equipamento de uso profissional antes do procedimento.
Para que um programa de limpeza e higienização de superfícies tenha resultados positivos, uma das etapas mais importantes é avaliar o tipo de superfície a ser limpa, depois analisar o tipo de sujidade a ser removida e, por fim, definir o produto adequado à superfície e à sujidade.