Quando falamos em limpeza das áreas comuns dentro de um condomínio é necessário pensar em um planejamento adequado. Isso porque nesses espaços há uma grande quantidade de circulação de pessoas diariamente, o que contribui para um maior número de sujeira.
A limpeza adequada de um condomínio é muito importante para uma maior conservação do espaço. Além disso, ela proporciona um ambiente mais agradável e seguro para os moradores.
As áreas comuns são os cartões de entrada de qualquer condomínio. Elas vão passar a primeira impressão que um visitante ou novo morador terá daquele local. Por isso, é preciso uma atenção redobrada quando falamos do procedimento de limpeza e higienização para esse setor.
Limpeza profissional
Sabemos que nem sempre é fácil para o síndico explicar numa assembleia o porquê dos gastos com a limpeza. Muitos moradores acreditam que basta passar uma simples vassoura e o problema está resolvido. Mas em se tratando da conservação e manutenção do espaço, uma empresa especializada em serviços de limpeza profissional é a opção que oferece o melhor custo-benefício.
Por meio de uma análise de cada condomínio, é possível compreender as necessidades especificas de cada caso e oferecer soluções que melhor se apliquem a você. Além disso, as equipes de limpeza profissional são treinadas e qualificadas para efetuar a limpeza de maneira mais assertiva possível, garantindo maior economia com produtos e equipamentos.
Tipos de limpeza
Existem três tipos de limpeza que podem ser oferecidos aos condomínios e a escolha entre eles vai depender da finalidade de cada procedimento. Parece complicado, mas é bem simples. Conheça:
Limpeza geral: essa limpeza acontece nas áreas onde há uma maior circulação de pessoas, como em corredores, academias, garagens, elevadores, dentre outros. Esses são espaços que devem ser higienizados com maior frequência, muitos até mesmo diariamente.
Conservação: é o tipo de limpeza que visa manter os ambientes em situação agradável, em aspecto e odor. Essa limpeza abrange também a retirada do lixo e o tratamento do jardim.
Manutenção: a manutenção é o tipo de limpeza que tem como objetivo a segurança e saúde dos condôminos. Ela abrange práticas como: dedetização, limpeza de caixas d’água, pintura e lavagem de fachadas, inspeção predial, limpeza e filtragem de piscinas, dentre outros.
Rotina de limpeza e cronograma
Mesmo quando você não contrata uma empresa de limpeza profissional para realizar a higienização do seu condomínio, é muito importante garantir que a equipe de limpeza seja qualificada. Uma boa maneira de conseguir isso é investir na capacitação da equipe de limpeza.
Dessa forma, os colaboradores vão entender a necessidade de se criar rotinas diárias, semanais, quinzenais, mensais, semestrais ou anuais. Isso vai depender do tipo de limpeza ao qual nos referimos e de cada caso. É importante que esses procedimentos estejam sempre organizados. Por exemplo, a cada quanto tempo é necessário fazer a limpeza do tanque dos prédios ou qual a frequência em que a piscina será esvaziada para a limpeza dos azulejos.
Ao criar essa rotina, você garante que não haja desperdício de materiais ou de tempo. Além disso, a higienização é feita sempre no período adequado, evitando atrasos e um consequente acúmulo de sujeira.
Em relação ao cronograma de limpeza, ele é necessário para que a equipe possa se orientar e realizar cada processo em seu tempo indicado. Nesse cronograma devem estar indicadas todas as áreas do condomínio, o tipo de limpeza que elas precisam e a sua frequência.