Os cuidados com a saúde de seus funcionários e colaboradores são importantes para o sucesso do seu negócio. Uma forma de combater as contaminações por bactérias e outros micro-organismos é redobrar o cuidado com a higienização das mãos.
Um produto que é conhecido dos brasileiros e serve muito bem a esse propósito é o álcool gel. Ele se popularizou no país em 2009, diante da iminente ameaça da gripe H1N1, e agora está presente em escritórios, banheiros e cozinhas.
Na Bahia, inclusive, há uma lei estadual que obriga 14 tipos de estabelecimentos a oferecerem álcool gel aos clientes. A lei foi publicada em janeiro de 2017 e contempla, dentre outros, estabelecimentos nos segmentos de varejo de alimentação, casas lotéricas, agências bancárias e postos de serviços, shoppings centers, escolas e faculdades, igrejas e templos religiosos, dentre outros.
Gel antisséptico
Fazer a higienização das mãos com o uso de álcool gel elimina as chances de adquirir diferentes tipos de doenças transmitidas pelo contato com pessoas doentes. Inclusive, já fizemos um artigo em nosso blog sobre as diferenças entre higienização, desinfecção e esterilização.
Porém, a melhor opção continua sendo o uso do gel antisséptico. Os principais motivos são:
- Ele é menos inflamável, sendo uma alternativa mais segura do que o álcool líquido para o local de trabalho.
- O álcool gel 70% é muito eficiente na limpeza e desinfecção das mãos, principalmente quando aliado à água e ao sabão. Além disso, ele desidrata menos a pele.
- Tem rápida evaporação após o contato com as mãos, assim como uma eliminação completa de resíduos. Desse modo, ele evita contaminação ao levar a mão à boca ou durante o manuseio de alimentos.
- Está disponível em uma variedade de embalagens, o que lhe garante maior comodidade de acondicionamento.
Como escolher
Não importa se para consumo próprio ou para instalar em sua empresa, a escolha do álcool gel deve ser feita com cuidado. Isso vai ajudar a evitar a aquisição de produtos inadequados.
Algumas dicas que valem a pena conhecer antes da instalação do dispenser e da compra do álcool gel são:
- Verifique a qualidade do dispenser. Dê preferências por marcas que você já tenha conhecimento.
- O álcool gel ideal para essa função é o 70%, que resseca menos a pele e é mais eficiente no combate aos micro-organismos.
- Opte por produtos que possuam rótulo com identificação do conteúdo e modo de utilização do produto. Veja se ele tem notificação ou registro da Anvisa.
- Fabricantes e produtos devem estar com documentação obrigatória em dia, já que estes produtos serão ofertados a funcionários e clientes.