Por que investir em limpeza profissional para o seu hotel?

A qualidade da limpeza é um dos itens mais importantes na fidelização de um cliente durante a sua estádia em uma pousada ou hotel. E a concorrência no segmento não é pequena. De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil possuía mais de 25 mil hotéis no ano de 2016 e as expectativas são de que o setor invista R$ 12,8 bilhões até 2020.

Como a limpeza é um dos itens mais avaliados por hóspedes e visitantes, investir nessa área deve ser uma prioridade para o setor hoteleiro. Nos últimos anos, principalmente com o Brasil tendo recebido eventos importantes, o segmento tem investido na contratação de serviços especializados em limpeza profissional, na capacitação de sua equipe de limpeza e no uso de produtos e equipamentos que sejam econômicos e eficientes.

Garantir também a tranquilidade dos hóspedes deve ser uma prioridade. Por isso, investir nos equipamentos certos pode ser a maneira ideal de possibilitar o conforto. Exemplos desses equipamentos são os aspiradores mais silenciosos, polidoras, lavadoras de alta pressão para a lavagem de fachadas e áreas externas, varredeiras, dentre outros.

 

Conservação dos espaços coletivos

Recepção, área externa da piscina, elevadores, corredores e área de refeições. Esses são alguns dos espaços coletivos de um hotel e que precisam receber bastante atenção dos administradores no momento de se pensar a limpeza desses espaços.

No caso das cozinhas industriais, por exemplo, os produtos químicos de limpezas utilizados devem estar em conformidade com as regulamentações e a legislação da Vigilância Sanitária.

Identificar quais os melhores produtos para serem usados em cada espaço vai garantir maior economia nos serviços de limpeza. Por isso, o investimento em uma equipe de limpeza profissional é tão importante. Como os espaços coletivos costumam receber muitas pessoas a todo o momento, é fundamental que a higienização seja rápida e eficiente – e isso será garantido ao contratar uma empresa de limpeza profissional.

Além disso, as empresas especializadas possuem um plano de trabalho detalhado e os funcionários um cronograma específico, com a sequência de tarefas que devem executar. Elas também disponibilizam todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que os profissionais necessitam para executar as suas tarefas.

 

Profissionais capacitados

Caso você tenha a sua própria equipe de limpeza e não queira terceirizar o serviço, o ideal é investir na capacitação do seu time. É preciso entender que limpeza não é tudo igual e o conhecimento sobre os produtos, equipamentos e técnicas vão proporcionar um ambiente mais limpo e acolhedor aos seus hóspedes.

Ao treinar a sua equipe de limpeza, o seu hotel vai otimizar o uso de produtos e equipamentos, gerando mais segurança no trabalho e menos inconvenientes com os hóspedes. Porém, é preciso planejar essa capacitação com cuidado, de maneira a direcionar corretamente os trabalhos durante o treinamento.

Assim, com uma equipe de limpeza mais competente, será realizado um trabalho mais eficiente, deixando os seus hóspedes mais satisfeitos com o local onde estão hospedados. Isso também vai proteger o seu negócio de perder qualidade, tornando-o mais competitivo e com um posicionamento melhor no mercado.

 

Preocupação com a qualidade dos produtos

E a preocupação não deve ficar restrita apenas a capacitação de sua equipe de limpeza. É necessário investir e apostar em produtos de qualidade e que não propiciem riscos para os colaboradores, nem para os hóspedes. É preciso tomar cuidado com as fragrâncias agressivas e, de preferência, optar por produtos hipoalérgicos, evitando problemas com os hóspedes.

O uso de produtos de limpeza inadequados pode, muitas vezes, agravar um problema e levar constrangimento a um hóspede. Por isso, o teste de produtos químicos e equipamentos de uso profissional tem se tornado cada vez mais comum no setor de hotelaria, que busca maior eficiência dentro de um segmento competitivo.

Assim, os testes de produtos ajudam a identificar os tipos de superfícies e sujidades para só então se preocupar com a marca do produto que será usada no processo de limpeza. Isso vai garantir maior eficiência na higienização do espaço e de maneira mais adequada.

Hotéis mais qualificados

A preocupação com o segmento de limpeza, higienização e conservação dentro dos hotéis torna o negócio mais qualificado e isso interfere em seu posicionamento no mercado. Dessa maneira, o hóspede pode perceber quais hotéis investem no setor e isso pode ser um critério fundamental para ele decidir se retorna ou não ao local.