Tudo o que você precisa saber sobre limpeza de restaurantes

Trabalhar com o setor alimentício exige uma grande preocupação com a qualidade do alimento vendido, a prestação de um atendimento de qualidade e a fidelização dos clientes. E uma forma de atingir esses objetivos é respeitando os procedimentos de higienização específicos para estabelecimentos como bares, restaurantes e lanchonetes, garantindo maior proteção aos seus clientes.

O assunto deve ser levado a sério. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já informou que mais de 60% das doenças de origem alimentar foram causas por toxinfecções, devido ao não cumprimento das práticas de higiene e limpeza das cozinhas, a prática inadequadas de processamento ou reaquecimento dos alimentos em temperaturas inadequadas.

No Brasil, mais de 13 mil pessoas sofrem de infecção anualmente por empresas alimentícias que não cumprem com o regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Informação é de um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP).

Isso mostra a importância em se investir na limpeza e higienização adequadas de estabelecimentos do setor alimentício. É interessante lembrar, porém, que o investimento da limpeza não deve ser apenas para a cozinha, mas também em outros espaços do estabelecimento como o banheiro e a área dos clientes.

 

Regulamento da Anvisa

Para garantir a segurança dos clientes de estabelecimentos alimentícios, a Anvisa estabeleceu um regulamento técnico, com práticas que os negócios devem adotar para evitar contaminação dos alimentos e um local mais limpo e adequado para clientes e funcionários.

De acordo com o órgão, o serviço de limpeza em bares, restaurantes e lanchonetes deve ser sempre feito após as atividades de trabalho, sendo aberta a exceção de casos excepcionais. A Anvisa alerta para que os colaboradores não armazenem nenhum alimento próximo aos produtos de limpeza, uma vez que desinfetantes e detergentes possuem substâncias tóxicas que podem causar contaminação.

Os produtos de limpeza utilizados pelos estabelecimentos devem possuir número de registro junto ao Ministério da Saúde, assim como uma frase informando que ele foi notificado pela Anvisa. Essas informações podem ser encontradas no rótulo dos produtos.

 

Produtos químicos adequados

É preciso tomar bastante cuidado quando estiver adquirindo os produtos para a limpeza do seu estabelecimento alimentício. Para a limpeza de chapas, fogões e coifas, por exemplo, o ideal é utilizar um detergente Alcalino, que atuam na desincrustração de gorduras carbonizadas e carameladas. Já o detergente clorado pode ser utilizado na lavagem de pisos, superfícies, paredes e acessórios em geral para a sanitização das superfícies. A lavagem manual de pratos e talheres deve ser feita com o detergente neutro, com pH entre 6,5 e 7,5, proporcionando uma limpeza mais eficiente e segura.

A aquisição desses produtos deve ser feita com uma distribuidora confiável, que possa lhe oferecer todo o suporte necessário. Uma boa distribuidora, inclusive, oferece também o serviço de teste de produtos. Já falamos sobre a importância desse serviço aqui em nosso blog.

Outro cuidado necessário a se observar é obedecer as orientações do fabricante em relação ao uso e diluição desses produtos. Lembre-se de proporcionar aos seus colaboradores do setor de limpeza os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) necessários para cada higienização.

 

Higienização das mãos

Uma higienização adequada das mãos é muito importante para evitar doenças e reduzir o número de germes. Por isso, os restaurantes e lanchonetes devem apostar em bactericidas à base de Triclosan 0,5%, garantindo uma higienização mais eficiente das mãos, evitando também a contaminação cruzada.

Outra alternativa para diminuir a transmissão de infecções é apostar na instalação de torneiras que não necessitem do toque para ligar.

 

Se ligue no banheiro!

Sempre que falamos em limpeza de restaurantes e lanchonetes logo nos lembramos das cozinhas. Contudo, é importante também lembrar de manter os banheiros higienizados, pelo menos duas vezes ao dia. Um estabelecimento de qualidade disponibiliza também aos seus clientes itens importantes como papéis, sabonetes e álcool em gel.