Uma das principais funções da limpeza de empresas é garantir maior saúde e bem-estar não apenas para os trabalhadores, mas também para os clientes e parceiros que frequentam o seu negócio. A verdade é que limpeza e saúde caminham de mãos dados e mostrar preocupação com essas duas áreas só traz benefícios para o seu negócio.
De acordo com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), uma limpeza correta é capaz de diminuir em até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns. Uma limpeza inadequada ou a ausência dela, por outro lado, contribuem para o aparecimento de problemas de pele e para uma maior incidência de problemas respiratórios, como asma, sinusite e renite.
Além de uma maior preocupação com a qualidade de trabalho dos seus funcionários, um ambiente limpo é um excelente cartão de visitas para o seu cliente. É difícil a gente convencer que podemos solucionar os problemas de nossos clientes se não conseguimos gerenciar nem as necessidades de nossa própria empresa, não é mesmo?
Relação entre limpeza e saúde
É preciso entender que limpeza e saúde são dois fatores indissociáveis. Você sabia que a falta de limpeza em um ambiente pode aumentar a propensão ao estresse? Por consequência, isso vai impactar no rendimento e no bem-estar de seus colaboradores. Além disso, as sujeiras do ambiente favorecem o surgimento de intercorrências respiratórias, devido ao acúmulo de ácaro, poeira, mofo e outras impurezas.
A relação entre as duas fica clara também quando o assunto é as alergias. As impurezas de um ambiente mal higienizado podem resultar em irritações na mucosa do aparelho respiratório. Além disso, a falta de limpeza pode causar também tosse, coriza, prurido nasal e garganta ressecada.
A limpeza precária do ambiente também permite a proliferação de fungos, bactérias, micróbios, vírus e germes, que causam doenças infecciosas. A sujeira também é um atrativo de insetos, como moscas, traças, baratas, dentre outros, que causam muitas doenças para o ser humano.
Dicas de limpeza
- Grandes espaços, como indústrias e shoppings, devem adotar a automação em sua limpeza. Isso vai garantir uma maior otimização do tempo, controle da qualidade e redução dos custos.
- Os produtos químicos e equipamentos utilizados devem respeitar as variáveis da limpeza profissional: temperatura, ação química, ação do tempo e ação mecânica.
- Não abra mão de usar as tecnologias do segmento de limpeza e higienização, como extratoras, limpadora de escadas rolantes, lavadoras de piso, carrinhos funcionais, produtos químicos, aspiradores de pó, dentre outros.
- A limpeza do banheiro deve ser feita com muito cuidado. Por isso, use sempre produtos específicos como detergentes, desinfetantes e limpadores neutros.
- Use o mop úmido para a limpeza e remoção de sujeiras solúveis em água.
- As lavadoras automáticas são indicadas para ambientes com grande circulação de pessoas, pois o chão úmido dificulta a manutenção da limpeza e o cheiro de alguns produtos pode resultar em irritação alérgica.