A escolha do material adequado é tão importante quanto o uso dos produtos corretos no momento da limpeza e higienização de um ambiente ou superfície. Muitas vezes, a equipe de limpeza precisa realizar um trabalho com ainda mais esforço porque o material não foi escolhido para a sua função correta.
Assim, é muito importante que sua equipe de limpeza seja capaz de determinar qual o pano de limpeza ideal para cada finalidade. Isso vai proporcionar mais praticidade, agilidade e economia.
Com tantos detalhes, você pode ficar inseguro no momento de investir nos panos de limpeza para o seu escritório ou negócio. Mas não há motivos para pânico! No texto de hoje, a Higtop vai apresentar alguns tipos de panos e qual o melhor material para cada tipo de superfície.
Belezas da microfibra
As flanelas já foram as queridinhas das equipes de limpeza. Encontradas no mercado a preços baixos, elas eram usadas para a limpeza de diferentes tipos de superfícies. Contudo, elas acabaram sendo substituídas pelos panos de microfibras. Um dos motivos é que as flanelas podem ser consideradas uma fonte de contaminação, pois apresentam dificuldade no momento de serem higienizadas por completo, e suas fibras ainda colaboram para o crescimento de bactérias.
Muitas vantagens envolvem os panos feitos com microfibras. Eles possibilitam uma limpeza a seco, além de não riscar e não soltar fiapos. Sua versatilidade permite que eles sejam usados na limpeza de vidros, espelhos, latarias de carros e outras superfícies. Além disso, o pano retém toda a poeira no momento da limpeza, não levantando resíduos e sendo ótimos, principalmente para pessoas com renite.
Outra vantagem do pano multiuso é a possibilidade de setorização. Isso porque ele pode ser encontrado no mercado em diversas cores diferentes, permitindo que cada cor seja usada apenas em algum setor do hospital ou da empresa. A vantagem disso é que evita a contaminação cruzada e possibilita a separação do nível de sujidade de cada ambiente.
Por fim, os panos multiusos também possuem agentes bacteriostáticos em sua composição, auxiliando no controle da contaminação cruzada. Eles podem ser usados em laticínios, peixarias, açougues, hospitais, academias, shoppings, supermercados, restaurantes, na indústria e em cozinhas industriais.
Outros materiais
O material ideal para o pano de chão é a saca alvejada – que é um material fabricado especialmente para atuar na limpeza do piso. Ele possui uma composição 100% algodão, o que o torna resistente a limpezas mais pesadas.
Conhecidos como toalha multisec, os panos em PVC são ideais para a limpeza pesada. Além disso, eles são muito bons na secagem de superfícies, pois possuem uma capacidade de alta absorção que pode chegar a 400 ml. Os panos feitos com esse material possuem a vantagem de secar sem deixar manchas ou arranhões.
Na limpeza de porcelanatos, pisos de madeira e laminados, o ideal é que sejam usados panos de algodão, pois eles demandam menos esforço e possuem maior durabilidade.
Superfícies
Móveis: o uso ideal é o de microfibras para tirar o pó que consegue, inclusive, absorver até seis vezes o seu próprio peso.
Vidros e espelhos: para essa limpeza o mais acertado é o uso de panos de poliéster e poliamida, pois não deixam pelos e nem manchas.
Porcelanatos, pisos de madeira e laminados: os panos de algodão realizam a manutenção dessas superfícies, pois pedem menos esforço e possuem maior durabilidade.
Piso frio: Muito usado em cozinhas e banheiros, esse tipo de piso pode receber panos com 100% algodão na composição ou mesmo panos de microfibras. Além de realizarem de forma satisfatória a sujeira, esses panos ainda enxugam a superfície completamente.
Azulejos: os panos ideais para esse tipo de superfície são o multiuso – de viscose e poliéster – e os panos dupla-face de microfibras, que possuem uma textura mais rígida de um lado e uma face mais lisa do outro, que é perfeita para secar.