Manter o piso limpo não é fácil. A tarefa exige cuidados diários com a limpeza e, uma vez por semana, uma faxina mais bem trabalhada. Ainda assim, algumas vezes não conseguimos evitar que o piso fique encardido. Nesses casos, ele vai precisar de uma lavagem especial. O segredo de como desencardir pisos está no modo de como fazer essa limpeza e, claro, na escolha certa de produtos para os diferentes tipos de piso.
Existem vários métodos alternativos disponíveis na Internet, ensinando como acabar com o encardido dos pisos, mas é importante prestar atenção e recorrer aos produtos certos, para não danificar o piso de sua casa ou do seu estabelecimento.
Importância da limpeza
Antes de se preocupar em desencardir o piso, é preciso realizar a limpeza do local. O ideal é que você passe uma vassoura ou mop pó e recolha toda a poeira e a sujeira acumuladas no chão com uma pá coletora. É recomendado realizar uma limpeza mais profunda uma vez por semana, a depender do ambiente, evitando o acúmulo de sujeira entre uma limpeza e outra.
O indicado é que o trabalho comece pelos lugares mais difíceis e, em seguida, seja ampliado para as áreas mais fáceis de limpar. A prática visa evitar que a equipe chegue cansada juntamente nas áreas que demandam mais atenção. Apesar desses cuidados, resíduos podem ir se acumulando e impregnando o material do piso, tornando-o encardido. É nesses momentos que precisamos fazer uma limpeza mais direcionada para resolver o problema.
Cuidados com o seu piso
Antes de iniciar o trabalho para desencardir o seu piso, é necessário lembrar que os produtos de limpeza são combinações químicas e reagem com a sujeira da superfície do material do piso. Por esse motivo, não é qualquer produto que pode ser usado no piso de sua casa. Antes de começar essa limpeza direcionada, busque saber quais os materiais que você pode usar para não causar estragos irreversíveis ao piso de sua casa.
Além disso, leia sempre o rótulo dos produtos de limpeza, para entender como o produto age e qual a quantidade necessária para cada material. Desinfetantes muito concentrados, por exemplo, podem causar pequenos furinhos no piso, o que vai dificultar as suas próximas limpezas. Ler o rótulo também permite que saibamos os cuidados que devemos ter ao manipular determinado produto.
Como desencardir o piso
O processo de limpar pisos encardidos vai depender do material do piso. Separamos abaixo algumas dicas para facilitar o seu trabalho ou da sua equipe de limpeza:
Piso de pedra: primeiro é preciso avaliar corretamente o tipo de pedra para que se possa utilizar um detergente alcalino na diluição correta. Você pode também optar por um detergente ácido específico para limpeza de pedras. No mercado já existe um inibidor de corrosão para pedras mais finas, evitando que haja tanta agressão ao material do piso. O ideal é que se tenha uma enceradeira, para fazer uma boa fricção na hora de lavar e esfregar o piso e os cantinhos podem ser esfregados com uma escova. A enceradeira precisa ser usada com um disco preto ou um estaloque de escova (peça que se coloca embaixo da máquina, que é uma grande escova). O processo para desencardir vai depender também do tipo de piso que ele é, ou seja, se é ondulado ou reto, entre outras coisas.
Piso de mármore: a depender do mármore, você vai precisar usar um detergente ácido com inibidor de corrosão, para fazer uma decapagem no piso, possibilitando que ele volte a ficar branco. Você pode também usar um detergente alcalino para fazer a limpeza pesada do piso. Se o mármore for mais fino ou polido, você pode usar um desengraxante neutro para tirar toda a sujidade dele e impedir que ele volte a encardir novamente. Você pode também colocar uma camada de cera ou selador para dar um brilho diferenciado no local. É preciso, para prevenir que ele volte a encardir, fazer uma limpeza diária, varrendo e passando um pano ou mop no local, e fazer uma lavagem mais pesada uma vez por semana.
Piso de porcelanato ou cerâmica: ele pode ser limpo com o uso de um detergente neutro ou detergente ácido com inibidor de corrosão. Este último apenas nos casos em que o piso estiver muito encardido. Para esfregar, use uma fibra verde ou uma enceradeira com disco verde, vermelho ou branco, a depender do nível do porcelanato que você tem na área.
Piso de madeira: os pisos de madeira, geralmente, possuem cera de carnaúba, então o aconselhado é varrer o piso e passar um pano ou mop diariamente (o pano ou mop precisa estar úmido e com um detergente desengordurante ou desengraxante neutro, para não agredir a cera que existe naquele piso de madeira). Caso haja cera no piso, use uma mistura de água com um detergente mais concentrado uma vez por semana. Borrife essa mistura em determinadas áreas do piso, para não ter excesso de água, e esfregue com uma fibra branca. Se a área a ser limpa for grande, você pode usar uma enceradeira com um disco vermelho ou branco.
Piso laminado: o piso laminado é uma espécie de adesivo de lâmina que pode ser de madeira ou aglomerado. Geralmente, se utiliza cera nesse tipo de piso, então o ideal é usar um detergente neutro. Os cuidados e o processo de lavagem é bem semelhante ao piso de madeira.