Uso de dispensers proporciona economia e higiene

Os dispensers hoje em dia já são bastante comuns em nosso cotidiano. Não é difícil encontrá-los sendo usados na distribuição de papéis ou sabonetes em banheiros públicos, empresas, shoppings, lojas ou restaurantes. Até mesmo ambientes domésticos utilizam desse equipamento, que é prático e gera mais economia no uso de papel toalha ou sabonete líquido.

Os dispensers são principalmente usados em banheiros, mas também são bastante encontrados em cozinhas, área de churrasqueira e corredores. Há no mercado opções diferenciadas de dispensers, que podem ser escolhidas conforme o uso que será feito e o ambiente onde será instalado.

No mercado, é possível encontrar dispensers cujas abertura e fechamento são feitos por meio de uma chave ou de um botão lateral. O ideal é que você encontre um modelo que alie os dois tipos. Assim, é possível ter a segurança do equipamento com a chave, mas ter um plano B para a abertura do equipamento com a presença do botão lateral, caso a chave seja perdida.

 

Economia e vantagens

Os dispensers são bastante econômicos, pois garantem um maior controle no consumo do material que está sendo distribuído. Confira algumas de suas vantagens:

  • Controlam a saída do material a ser distribuído, como papel toalha, papel higiênico ou sabonete líquido.
  • Fácil abastecimento.
  • Boa durabilidade, principalmente se houver cuidado na escolha da marca.
  • Fácil manutenção.

 

Tipos disponíveis no mercado

Há no mercado tipos diferentes de dispensadores, que podem ser usados em situações específicas. Caso você opte por uma marca de maior qualidade, o equipamento deve apresentar uma boa durabilidade. Vamos conhecer agora algumas das opções disponíveis para cada caso:

 

 Dispenser para copos

– Há várias opções no mercado, desde os mais tradicionais (em que é preciso puxar os copos) até os mais modernos (onde os copos saem com um clique na tecla). Esses últimos acabam gerando maior economia, pois garantem que apenas um copo seja retirado por vez. Os tubos mais rígidos são mais difíceis de quebrar.

 

Dispenser de papel bobina

– Bastante eficaz, ele consegue ter mais controle sobre a saída do papel do que os dispensers interfolhados. O seu uso é mais indicado para locais onde o fluxo de pessoas é grande. Eles são encontrados, principalmente, em três modelos:

  1. Dispenser auto-corte: possui uma lâmina dentada que corta o papel de maneira automática. Ele torna possível a retirada de um papel por vez, o que garante facilidade ao usuário. São econômicos e as folhas saem com uma média de 25 centímetros.
  2. Dispenser alavanca para papel toalha: a distribuição do papel acontece de maneira mais simples, por meio de uma alavanca. O corte do papel é feito de acordo com a necessidade do usuário. Uma lâmina é a responsável por fazer o corte. Esse tipo de dispenser é indicado para bobinas de até 200 metros.
  3. Dispenser de sensor: moderno, ele funciona por meio de energia. Para que o corte do papel aconteça basta você passar a mão em frente ao sensor, que o restante acontece de maneira automática. É também possível regular o tamanho do comprimento do papel que vai sair por vez.

 

Dispenser de papel toalha interfolhas

– É o dispenser mais popular, pois alia praticidade e baixo custo. São bem usados em cozinhas e banheiros. Permitem que uma folha seja retirada por vez, conforme a necessidade do usuário.

 

Dispenser papel higiênico cai-cai

– Trabalha de maneira parecida com o dispenser interfolhas. Ele permite que o usuário tenha acesso a uma folha por vez, dispensando a necessidade do corte. São ideais para locais com pouco espaço, porque o aparelho tem um tamanho menor.

 

Dispenser papel higiênico rolão

– Funciona com rolos específicos de papel higiênico, que podem ser encontrados em tamanhos entre 200 e 500 metros. São usados principalmente em locais onde há grande fluxo de pessoas, como banheiros de shoppings. Os dispensadores estão disponíveis ainda com opção de rolamento independente, tornando mais fácil a retirada do papel.

 

Dispenser para sabonete ou álcool em gel

– É bastante usado para a higienização das mãos, sendo mais seguro para a saúde do usuário. São usados na entrada de estabelecimentos, na saída de banheiros ou ao lado de pias. Serve para sabonetes líquidos, em espuma ou para álcool em gel. No caso do sabonete, a escolha entre o líquido e a espuma vai depender da demanda. Se o fluxo de usuários for grande, a melhor opção é a espuma.