As lavanderias são grades aliadas de hospitais, hotéis e restaurantes, quando o assunto é o cuidado com roupas que são utilizadas nesses segmentos. Além das peças voltarem com aquele aspecto de novo, outro ponto de destaque das lavanderias é a forma como as roupas são lavadas. Cada tipo de tecido, mancha e sujeira exigem métodos e produtos diferentes. O uso de produtos com acidulante, por exemplo, é imprescindível nos processos de lavagem de roupas que utilizam alvejantes clorados e produtos alcalinos fortes. Quer entender o porquê?
As roupas utilizadas em hospitais – como lençóis, fronhas, uniformes e toalhas – podem ser uma fonte de perigos, exigindo o manuseio e o processamento de lavagem adequados para reduzir o risco de transmissão de infecção entre os pacientes e os profissionais de assistência à saúde.
Para garantir a qualidade na limpeza da roupa e eliminar riscos de contaminação, – o que pode acontecer em unidades hospitalares – é preciso estar atento ao local em que a roupa será lavada e os produtos utilizados durante o processo.
O uso de produtos acidulantes é imprescindível nos processos de lavagem de roupas que utilizam alvejantes clorados e produtos alcalinos fortes. O acidulante neutraliza a ação residual do cloro e dos alcalinos que podem alterar a coloração e a vida útil da roupa.
PRODUTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE LAVAGEM E SUAS FINALIDADES
– Detergente umectante: proporciona economia de água e energia elétrica, de tempo e mão-de-obra em qualquer processo de lavagem, ao preparar o tecido para a ação dos demais produtos e combater odor em caso de roupas com sangue, fezes e urina.
– Detergente solvente: desenvolvido para lavagem de roupas brancas ou coloridas, de fibras naturais ou sintéticas com sujidades leves ou pesadas como óleos (mineral e vegetal), gorduras (animal e vegetal), graxa, etc.
– Acidulante: Equilibra o pH proporcionando maior efetividade do amaciante e prolongando a vida útil dos tecidos.
– Detergente aditivo alcalino: Desenvolvido para ser utilizado como reforçador dos detergentes nas etapas de pré-lavagem e lavagem de roupas em lavanderias industriais.
– Inibidor de clorexidina: eficaz para a remoção de manchas no tecido e inibir a clorexidina que reage com produto de PH alcalino.
– Cloro: usado ainda no branqueamento de fibras vegetais, como algodão e linho.
– Amaciante: amacia e dá perfume às roupas.
– Finalizador: acionado no final do processo de passagem das roupas.
– Passe fácil: indicado como facilitador para passar roupas, proporcionando sensação agradável ao toque.
VANTAGENS DE USAR PRODUTOS ACIDULANTES
- Evita a dureza no tecido (ocasionada pela alcalinidade dos detergentes alcalinos).
- Elimina a ação residual ocasionada pelo efeito do cloro existente nos alvejantes clorados, não gera espuma.
- Evita o amarelamento em roupas brancas e a descora de tecidos coloridos.
- Protege as fibras do tecido contra a ação residual que causa o desgaste precoce.
- Pode ser utilizado em conjunto com amaciantes ou em processos separados.
AS ETAPAS DA LAVAGEM
O processo de lavagem de roupas tem a finalidade primordial de efetuar a mais completa higienização, através da eliminação das sujidades, de forma que as fibras e as cores sejam preservadas, além de manter a maciez e elasticidade dos tecidos.
O tipo de sujidade é o que determina quantos enxagues serão aplicados em um processo de lavagem.
Conheça as etapas:
Enxague – Umectação: Facilita a entrada da solução de lavagem no tecido e a remoção de sujidades.
Enxague – Pré-lavagem: Dilata as fibras dos tecidos.
Enxague – Lavagem: Remove o restante da sujidade, após a pré-lavagem e realiza a desinfecção.
Enxague – Alvejamento: Remove manchas sensíveis à oxidação.
Neutralização e acidulação: Diminui o PH; Neutraliza os resíduos alcalinos das roupas; Diminui o número de enxágues; Elimina o cloro residual dos alvejantes; Evita o amarelamento da roupa durante a secagem.
Amaciamento: Reduz o atrito da fibra do tecido na máquina; Evita o enrugamento do tecido na secagem; Reativa a cor do tecido; Previne o desgaste da roupa.
Secagem: Remove o excesso de água ou umidade, após o processo de lavagem da roupa.
Passadoria e prensagem: Restaura a forma e aparência do tecido, por meio de um aparelho apropriado usando calor, pressão e vapor.