Antes e depois: os diferenciais de uma lavanderia que valoriza higiene e limpeza

Se você gerencia uma lavanderia profissional, deve se deparar, diariamente, com um grande desafio: como atingir um nível tal de eficiência que garanta, ao lado da satisfação, a saúde da clientela, além da segurança ambiental? A resposta é simples: priorize e invista na higienização e limpeza das lavanderias. Você só tem a ganhar.

Quer saber o porquê? Para manter o seu negócio livre de suspeitas, cheio de credibilidade – este é o primeiro e um dos mais importantes pontos a se levar em consideração. O segundo, e não menos essencial, é assegurar que não restem dúvidas sobre a eficiência do resultado final do seu trabalho.

Você já se deu bem na escolha – o ramo das lavanderias está em franca expansão e a tendência é melhorar. Para ficar apenas no universo da vida doméstica, há muito ficou para trás o tempo em que as mulheres eram responsáveis pela manutenção da casa, acumulando as tarefas de lavar, passar e cozinhar. Se até o lar se modernizou (e se profissionalizou), o que dizer da sua empresa?

Mas, calma aí! Não bastam as boas intenções, muito menos cair na tentação de entrar no clima do ‘já ganhou’. No mundo moderno e globalizado, as informações circulam em tempo real. Assim como as avaliações, sejam elas positivas ou negativas. Então, fique atento: o processo de higienização e limpeza em lavanderias precisa ser muito bem planejado e executado para trazer resultados efetivos. Segue com a gente nesse texto que vamos mostrar a revolução ocorrida na lavanderia do Esporte Clube Bahia, após a adoção de produtos e equipamentos adequados.

 

O desafio da eficiência na limpeza

 

Entre os principais gargalos enfrentados por quem gerencia lavanderias, destacam-se três: o consumo elevado de energia elétrica e água; a destinação de detergentes e sabão em pó, entre outros produtos, que podem poluir rios e outras fontes, contaminando o meio ambiente; e a correta higienização do processo de forma a não colocar em risco a saúde das pessoas.

Para você ter uma ideia do impacto de uma atitude negligente em relação à sustentabilidade, basta saber o tamanho do setor. De acordo com dados da Associação Nacional de Empresas de Lavanderia (Anel), o segmento cresce a uma média de 5% ao ano e, em 2016, atingiu uma expansão de 25% no Brasil. Com crise e tudo.

As empresas que conseguem processar o mesmo volume de roupas com menos água e menor quantidade de produtos químicos reduzem o impacto ambiental e ainda se tornam economicamente mais viáveis. São ações simples, que fazem toda a diferença. É este apelo social positivo que gera mais competitividade ao seu negócio.

Diante de um cenário em que a conscientização atinge índices crescentes, graças à velocidade na circulação de informações, não dá mais para vacilar quando o assunto é higienização e limpeza em lavanderias. Quando você se preocupa e investe tempo e recursos nisso, o resultado é garantido.

 

Conheça seu público e seu ramo

 

Como em qualquer empreendimento, o primeiro passo para manter uma lavanderia de sucesso é conhecer detalhadamente seu público-alvo. Em geral, os principais clientes são hotéis, pousadas, restaurantes, hospitais e clínicas. Quanto à clientela residencial, embora pequena (estimada em apenas 3% da população brasileira), é bem mais exigente que a média. Normalmente, são representantes das classes A e B, dispostos a pagar por conforto e… segurança.

Se você não quer decepcionar os clientes, evite correr riscos. Além da sujeira, as roupas costumam ‘esconder’ micro-organismos responsáveis por diversos tipos de doenças. Para cada desafio, há produtos específicos, devidamente regulamentados, que garantem um processo de higienização adequado e, portanto, livre de oferecer riscos de contaminação.

Hoje, as lavanderias são um negócio altamente profissional. A era do ‘quebra galho’ acabou, sem deixar saudade. Além de investir em produtos de qualidade, equipamentos de ponta são fundamentais. Pense comigo: você ainda tira fotos com filmes e manda revelar? Seu carro é de 1996? E a TV da sala é de tubo? Então, por que ficar com um maquinário obsoleto?

Do mesmo jeito que é essencial investir na modernização dos equipamentos e no trabalho regular de manutenção, a higienização e limpeza das lavanderias deixou de figurar no segundo plano das preocupações há muito tempo. Tanto pelo gênero da clientela padrão quanto pela própria natureza do negócio, este aspecto nunca deve ser negligenciado. Quer um exemplo bem prático?

 

A transformação da lavanderia do E. C. Bahia

 

O Esporte Clube Bahia dispensa apresentações. Bicampeão brasileiro e dono de uma das mais apaixonadas torcidas do Brasil, o Esquadrão de Aço costuma encher de alegria a turma tricolor, famosa por seu bom humor. Mas os sorrisos provavelmente desapareceriam e a melhor zoação perderia a graça se, tempos atrás, os torcedores decidissem fazer uma visitinha à lavanderia do clube.

A situação por lá era crítica. A ideia que se fazia de uma ‘limpeza’ eficiente do enxoval era utilizar produtos domésticos, que geram altíssimo desperdício – um verdadeiro atentado à saudável relação custo-benefício. Isso sem falar nos riscos reais à saúde, em função das falhas no processo de higienização.

No E.C. Bahia, tudo mudou quando a HIGTOP entrou em campo. Logo de cara, foi feita uma detalhada avaliação da situação para detectar os problemas. Em seguida, veio o diagnóstico e a elaboração de um plano de ação, com métodos e produtos profissionais.

No lugar de itens de uso doméstico com alta dosagem, o que elevava enormemente o custo-benefício, a HIGTOP implantou a Sevengel, uma linha de limpeza qualificada e de comprovada eficiência. Com isso, custo, tempo e desempenho foram otimizados, para total satisfação do cliente. E não acaba aí.

 

Soluções para lavanderias

 

Se o problema é garantir higienização e limpeza em lavanderias, o melhor é investir em recursos profissionais. O uso de produtos de qualidade e o treinamento adequado são fundamentais para assegurar a total desinfecção do ambiente.

O melhor é ir em busca de produtos com alto conceito no mercado e certificações de qualidade, capazes de remover todo tipo de sujidade em lavanderias hospitalares, hoteleiras, industriais e comerciais.

A composição dos produtos apropriados para o segmento de lavanderias não danifica o tecido, mantendo a maciez da fibra. Para completar, uma vantagem incomparável: os produtos devem ser diluídos, o que gera uma economia muito bem-vinda.

Os produtos profissionais são comuns a qualquer tipo de lavanderia. O que existe são processos de lavagem diferenciados, a depender do grau de sujidade. Por exemplo, em hospitais, onde há roupas pesadas com sangue, é preciso utilizar uma quantidade maior do produto, enquanto nas lavanderias comerciais, o processo é mais leve, porque o grau de sujidade é menor.

 

Planejamento é tudo: invista

 

Quando o objetivo é garantir eficiência na higienização e limpeza em lavanderias, planejamento é fundamental. Da avaliação do local ao diagnóstico e elaboração do planejamento. O primeiro passo para o aprimoramento é verificar se a utilização dos produtos e as rotinas adotadas nas lavanderias são corretas. Caso contrário, as práticas inadequadas precisam ser corrigidas. Daí a importância de buscar um parceiro de higiene e limpeza que possa, além de fornecer produtos de qualidade,  podem também prestar esta assessoria técnica.

Depois do diagnóstico, é feita a listagem de produtos que serão empregados de acordo com o perfil da lavanderia (hospitalar, comercial, hoteleira etc.). É elaborado um detalhamento dos processos de lavagem que serão implantados. Lembre-se: o planejamento e a execução têm igual importância para o sucesso.

Em matéria de equipamentos, a clientela não tem do que reclamar. Existem muitos recursos no mercado hoje para facilitar o trabalho nas lavanderias. O dosador, por exemplo, faz a seleção correta da quantidade de produtos químicos, gerando energia e controle de produtividade. Outro trunfo é a centrífuga, que faz a torção das roupas sem danificar, alem da secadora e da calandra, que passa a roupa de uma maneira prática.

 

7 dicas para ter uma lavanderia de sucesso

 

1 – Faça sua lavanderia afastada da cozinha para evitar que as roupas fiquem com cheiro de comida. Se não for possível, coloque porta ou divisória na área de serviço.

2 – A lavanderia deve ser bem ventilada para que as roupas sequem mais rápido.

3 – Pense de forma sustentável: faça o possível para economizar energia e água. Use lâmpadas econômicas. Atenção com as tomadas – não as sobrecarregue, coloque uma para cada aparelho.

4 – Nos armários para a lavanderia, coloque baldes, bacias, panos de chão, tapetes e os produtos de limpeza, tudo bem organizado. Caso não haja espaço suficiente, providencie prateleiras para fazer a devida organização.

5 – Os armários e as máquinas devem estar encostados nas paredes para não comprometer a movimentação.

6 – Nunca ultrapasse a capacidade instalada. O setor de lavanderias está altamente profissionalizado, não dá para pensar em fazer ‘puxadinhos’.

7 – Manutenção é palavra de ordem no seu negócio. O maquinário exige checagens constantes e periódicas. Não vacile! Se o equipamento saiu do prazo de validade, não pense duas vezes: troque.

 

Fontes: www.organizesuavida.com.br e www.anel.com.br (Associação Nacional das Empresas de Lavanderia)

Gostou do nosso conteúdo? Então, deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais. Nossos consultores podem orientar você no caminho do sucesso. Está esperando o quê? Agende logo uma visita do consultor da HIG TOP.