Você sabe como limpar sua caixa de gordura?

Limpar a caixa de gordura costuma ser aquela tarefa que causa arrepios só de pensar, né? 

Algumas pessoas não sabem bem para o que ela serve, mas sabem que está ali e que a manutenção é necessária. 

Mas ter uma caixa de gordura em casa é obrigatório, porque ela é um dos principais pontos da instalação hidráulica em diferentes ambientes e é responsável por proteger toda a tubulação de entupimentos. 

Então, não tem como escapar de se deparar com essa limpeza eventualmente. Por isso, o melhor é saber exatamente como limpar a caixa de gordura, com um passo a passo prático e eficaz. 

Para ajudá-lo nessa missão, vamos explicar para você tudo que é necessário saber sobre como limpar caixa de gordura e depois deixar uma lista de dicas que vão ajudar a otimizar esse processo, mantendo sua caixa de gordura sempre limpa e sem problemas com esgoto. 

Confira!

 

Limpeza de Caixa de Gordura: quando e como fazer 

A caixa de gordura é um item obrigatório em toda a residência. A sua função é fazer exatamente o que o nome sugere, guardar gordura. 

Esse dispositivo fica geralmente entre as pias da cozinha e o cano que vai direto para a fossa ou a rede coletora de esgoto. 

Sua principal função é evitar que a gordura derivada da lavagem de pratos, talheres e outros utensílios de cozinha, entre pelo  acumule e forme encrustamentos dentro dos canos e acabar acabe por provocar entupimentos no encanamento principal. 

Para ela exercer essa função é necessária uma rotina de manutenção e de limpeza da caixa de gordura para que ela nunca te deixe na mão. 


Quando limpar a caixa de gordura?
 

A previsão de tempo para limpeza de uma caixa de gordura é: 

  • De 6 em 6 meses para caixas de gordura em residências; 
  • De 3 em 3 meses para as caixas localizadas em apartamentos; 
  • De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte; 
  • Toda a semana em caso de grandes restaurantes ou locais com muito uso de óleo ou gorduras. 

 

Nem sempre lembramos de realizar essa manutenção, e a caixa acaba entupindo. Esse é um problema que deve ser resolvido imediatamente, afinal ela não só representa um grande desconforto, mas também é um risco para a saúde todos no local e para o meio ambiente. 

Como saber se a caixa de gordura está entupida?

Encanamentos quando entopem geralmente são bem fáceis de serem notados. A caixa de gordura não é diferente. 

Os principais sintomas de uma caixa de gordura entupida são: 

  • Mau cheiro saindo da pia; 
  • Escoamento da pia lento; 
  • Caixa de gordura transportando; 
  • Retorno de dejetos pelo ralo da pia. 

Esses são sinais bem claro de que a caixa de gordura está entupida e precisa de solução imediata. 

 

O que acontece quando entope a caixa de gordura? 

Primeiramente, é preciso entender o motivo de a caixa de gordura estar entupida. 

Os mais comuns estão relacionados ao tamanho da caixa em comparação com a quantidade de rejeito gerado. Porém, ter uma caixa de gordura grande não é suficiente se não for realizada uma manutenção periódica. 

Dito isso, uma vez que ocorre o entupimento é necessário entender o que vem depois. 

A lentidão no escoamento da água certamente será um dos resultados, mas não é a única consequência do entupimento da caixa de gordura. A saúde dos moradores também pode ser afetada pela presença de microrganismos e proliferação de bactérias nocivas. 

Outra consequência possível é a proliferação de pragas como ratos, baratas e até escorpiões. 

Como você certamente não quer que isso aconteça, o recomendado é fazer a limpeza imediata da caixa de gordura. 

Como limpar a caixa de gordura?

Não se engane, limpar a caixa de gordura não é nada fácil nem limpo ou cheiroso. É um processo trabalhoso que necessita de muito cuidado, tanto para proteger o encanamento como para proteger quem está executando a limpeza. 

O que não fazer ao limpar a caixa de gordura?

Como dissemos no começo do texto, o propósito da caixa de gordura é evitar que dejetos cheguem a rede principal de coleta. 

Portanto não podemos ir contra esse propósito. 

Ou seja, ao limpar a caixa de gordura é essencial retirar a gordura da caixa e não a empurrar para dentro do cano. 

Isso quer dizer: nada de jogar soda cáustica para derreter a gordura, nada de água quente ou desengordurante. 

Todos esses produtos irão apenas amolecer a gordura que irá escorrer para dentro do cano e solucionar o problema por alguns dias antes da gordura endurecer e piorar tudo. 

 

– Limpando a caixa de gordura:

Para a limpeza da caixa de gordura é necessário primeiro a proteção pessoal e algumas ferramentas básicas para realizar a tarefa. Tenha em mãos os seguintes itens: 

  • Máscara de gás (O cheiro é bem desagradável); 
  • Luvas de borracha longas (de preferência até os ombros); 
  • Raspador e espátula; 
  • Sacos de lixo; 
  • Roupas velhas e calçados emborrachados. A gordura dificilmente sai da roupa ou de sapatos, use vestimentas que não possuem mais uso para você; 
  • Pé de cabra caso a tampa da caixa seja de alvenaria. 

Algumas caixas de gordura são desenhadas para uma limpeza simples e cômoda. Nesses casos basta seguir as instruções do fabricante para limpá-las. 

Com tudo em ordem para começar, abra a tampa da caixa de gordura usando a espátula (se for uma tampa de PVC) ou um pé de cabra. 

Use a mão ou uma concha para retirar toda a gordura de dentro da caixa de depositá-las dentro do saco de lixo. 

É um trabalho sujo, mas tem que ser feito para que a caixa volte a funcionar novamente. 


– Busque ajuda profissional
 

O serviço de limpeza de caixa de gordura, conforme a Resolução CONAMA Nº 430/2011, só poderá ser executado por empresas que possuam as licenças ambientais e que atendam as normas de tratamento de efluentes. O trabalho é feito através de caminhão tanque com bomba de sucção, manuseado por técnicos especializados munidos com todos os EPIs de segurança conforme a  Lei 6514 da medicina do trabalho. 

Dessa forma a limpeza da caixa de gordura é feita de forma rápida e sem nenhum incomodo para os moradores da residência. 

A HIGTOP Limpa Fossa possui todas as licenças e várias equipes altamente treinada e preparada para lidar com esse problema da melhor forma possível. 

 

– Encontre em contato com a nossa empresa e conheça os nosso preços e condições. Garantimos que o seu problema será resolvido de forma fácil e profissional. 

Pode contar com a eficiência e com o profissionalismo de nossos profissionais!

 

– Melhores produtos para limpar caixa de gordura 

A variedade de opções de produtos para limpeza da caixa de gordura é grande, mas alguns produtos se destacam, tanto pela eficiência quanto pelo mecanismo de limpeza. Ambos podem ser recomendados para otimizar esse processo. Conheça abaixo. 


-Produto biodigestor
 

Produtos biodigestores são uma opção de como limpar caixa de gordura, sendo mais amigo do meio ambiente. 

Eles são compostos por bactérias não patogênicas, ou seja, que não causam nenhum tipo de doença. Essas soluções especializadas são indicadas para esse propósito, já que as bactérias em questão se alimentam de diversos rejeitos. A gordura e as partículas de alimento são alguns exemplos. 

Além disso, há vantagem com a aplicação dos biodigestores, pois eles costumam ser muito práticos, acompanham o manual de aplicações e é possível perceber uma diminuição significativa da gordura e do mau cheiro dos ralos. 

 

Para saber como limpar caixa de gordura com esses produtos, é importante ressaltar que eles são recomendados para o uso em uma caixa de gordura funcionando normalmente. Ou seja, devem ser aplicados em casos que antecedem os estados críticos de entupimento. 

Na HIGTOP você encontra o Fossa Trat  para ter mais qualidade de vida em casa, condomínio ou restaurante. 

Fossa Trat é recomendado por especialistas por ser um produto bio-sustentável e utiliza microrganismos de ocorrência natural.

O Fossa Trat foi desenvolvido pela BIOTECNAL, uma empresa referência em soluções ambientais, que desenvolve produtos revolucionários em seus laboratórios, na sua busca incansável pela harmonização entre MEIO AMBIENTE, BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA ANIMAL, tripé sobre a qual desenvolve o que faz e produz!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com um de nossos consultores para agendar uma visita técnica ou o orçamento e teste do produto na sua empresa! 

ORÇAR PRODUTOS