Você está fazendo a limpeza correta de sua área de trabalho?

O retorno ao trabalho, sobretudo em períodos de recesso, pede uma boa limpeza nas mesas e equipamentos utilizados diariamente. E, o computador não pode passar despercebido, principalmente quando é compartilhado.
No aparelho, pequenas frestas e orifícios são áreas que possibilitam a entrada de sujeira em seu interior. Além disso, demais componentes como teclado, mouse e monitor sujam com bastante facilidade. Para iniciar a limpeza, a primeira medida a ser tomada é desconectar o computador da energia. Com a movimentação, pode haver desencaixe entre os cabos e é necessário se precaver contra possíveis descargas elétricas.
Materiais
Detergente, sabão em pó, álcool. A infinidade de produtos é alta, mas quais os mais indicados para cuidar do maquinário? O mouse é considerado a parte mais “fácil” de higienizar, sendo suficiente um pano úmido com detergente. Para os teclados, é interessante virá-lo para tirar o excesso de sujeira e depois fazer uso de cotonetes com álcool para limpar os espaços entre as teclas. Por fim, é hora de passar um pano multiuso para retirar os resquícios que porventura ficaram grudados.
Quanto aos cabos, assim como no mouse, um pano úmido com detergente deve ser passado individualmente neles. No monitor, comece usando apenas um pano multiuso seco, já que é uma área bastante sensível. Mas, se algumas manchas não forem removidas, umedeça o pano com água destilada e passe sobre o local. Outra opção é usar algum produto especial para limpeza de telas. Só não esqueça que ele não deve conter álcool para não danificá-la.
Não esqueça de desinfetar a sua bancada com um desinfetante e pano multiuso, e de ter sempre por perto álcool em gel 70% para as mãos.
O cuidado com o ambiente de trabalho reflete muito na sua saúde. Leve isso a sério e se cuide!