Coronavírus e a importância de uma higienização correta.

Estamos na contagem regressiva para o Carnaval e esta é uma das festas que mais atraem turistas para as diversas capitais brasileiras. O risco de contaminação sempre é alto, haja visto o contingente de pessoas que se concentram nas vias públicas. Mas, este ano, a preocupação tem um nome forte: coronavírus. Originado na China, ele é responsável por causar uma grave doença pulmonar e provoca nas pessoas sintomas como tosse, dificuldade respiratória, falta de ar e febre.
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, entre as medidas básicas para a redução do risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas estão a lavagem frequente das mãos, utilização de lenços descartáveis para higiene nasal, higienização das mãos após tosse ou espirro, entre outras.
Visando reforçar o cuidado em relação ao vírus, na quinta-feira (30), foi assinada uma nota conjunta entre a Sesab, o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, ratificando a existência de uma lei que obriga a disponibilização de álcool gel em todos os estabelecimentos comerciais do estado.
Qual escolher?
Diante deste cenário, muitos consumidores têm ido aos mercados para abastecer seus estabelecimentos e residências com álcool. Mas, será que o produto comprado tem sido o correto? Quem deseja adquiri-lo para realizar assepsia, o ideal é que opte pelo álcool 70%. Ele possui uma excelente concentração para o efeito bactericida, pelo fato da desnaturação das proteínas do microrganismo serem mais eficientes na presença da água, já que ela facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e retarda a volatilização do álcool.
Aqui na Higtop dispomos de um portfólio de produtos que serão reforçados para atender esta demanda. O estoque de álcool gel, por exemplo, está com um volume 2x maior que o previsto para esta época. Além dele, é possível adquirir conosco álcool spray e espuma, todos com concentração 70%. É importante salientar que o uso do álcool gel não isenta a importância da lavagem das mãos! Então, o uso de sabonetes e detergentes seguem sendo necessários.