Bancadas também devem ser incluídas na limpeza do escritório

Os cuidados com as bancadas também devem fazer parte dos processos de limpeza no ambiente de trabalho. Essa é uma etapa importante do procedimento de limpeza e que vai impactar a qualidade do trabalho e à saúde de seus colaboradores.

No momento de fazer essa limpeza, é preciso escolher os produtos específicos para essa finalidade, além de tomar cuidado com a escolha dos utensílios utilizados.

Mas por que os micro-organismos das bancadas impactam tanto na saúde dos colaboradores? A resposta é simples: as bancadas são locais que costumam ter dimensões maiores e ser utilizadas por muitas pessoas durante o dia de trabalho. Essa rotatividade de uso facilita também o acumulo de sujeira e micro-organismos, como bactérias.

Além do impacto na saúde dos funcionários, uma limpeza malfeita das bancadas também pode afetar negativamente o rendimento ao danificar maquinários e contaminar alimentos.

 

Normas da Anvisa

Engana-se quem pensa que o segmento de limpeza e higiene é uma terra sem lei. Por aqui, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável pela criação e fiscalização de normas e regras para o funcionamento das empresas do setor.

E a resolução determina alguns critérios sanitários a serem seguidos nos procedimentos de limpeza e higienização de utensílios, móveis, equipamentos e instalações. Ou seja, a limpeza de bancadas também é regida por essa mesma resolução.

Segundo a Anvisa, apenas os produtos certificados podem ser usados na higienização. Isso é necessário para evitar possíveis contaminações e outros problemas de saúde.

 

Utensílios necessários

Aposte na escolha de utensílios e equipamentos que vão lhe ajudar a ter um resultado final mais qualificado. Porém, antes de falarmos sobre os utensílios que podem ser usados nessa tarefa, lembramos que é necessário treinar e qualificar a sua equipe de limpeza. Isso vai garantir que o trabalho respeite as exigências sanitárias e seja feito com eficiência.

As bancadas devem passar por procedimentos diários de limpeza. Tome cuidado com o uso de panos de limpeza e com as esponjas – essas últimas podem riscar a bancada se forem usada em seu lado áspero.

Dentre as opções de utensílios, sugerimos o uso de escovas. Elas são capazes de realizar uma lavagem mais técnica e eficiente, removendo as sujeiras difíceis e podendo ser utilizadas em qualquer tipo de bancada. Elas também apresentam um excelente custo-benefício e impedem que as mãos entrem em contato com o produto químico.

 

Diferentes tipos de bancadas

Laminado: pode ser mantida com uma limpeza normal.

Granito: deve ser limpa regularmente com água morna e sabão, além de um pouco de detergente neutro. É necessária a etapa do enxágue, evitando o surgimento de manchas. O uso do selante previne o desgaste da bancada.

Mármore: assim como no material anterior, as bancadas de mármore também precisam ser seladas, evitando assim o aparecimento de manchas.

Cerâmica: caso não seja limpa com frequência, a bancada de cerâmica pode perder o seu brilho.