Limpeza seca x limpeza úmida: veja as diferenças

São muitos os métodos que podemos utilizar para fazer uma higienização adequada nos ambientes. Nos locais de trabalho, por exemplo, uma limpeza bem feita é extremamente importante para garantir melhor saúde aos trabalhadores e organização – que vão afetar na produtividade e motivação de todos.

Assim, as empresas precisam garantir que consigam transmitir uma sensação de bem estar que apenas um ambiente limpo consegue passar. Isso é importante não apenas para a produtividade dos colaboradores, como para passar uma boa imagem a um cliente em potencial.

Essa é a importância de se investir em uma limpeza de qualidade. E isso está relacionado com a qualidade dos produtos, assim como com a técnica que será utilizada no procedimento.

 

Limpeza úmida x limpeza seca

Não é qualquer procedimento de limpeza que pode ser utilizado para qualquer situação. Assim, existem dois tipos principais de limpeza: a úmida e a seca.

Para quem não sabe, esses dois tipos de limpeza não são excludentes. Na verdade, elas são complementares e muito importantes para a higienização completa de um local – seja ele doméstico ou comercial. Se esses dois tipos de limpeza se complementam, então quando devemos optar por cada um deles?

 

Limpeza seca

Esse é um tipo de limpeza voltada a preparar os espaços antes de eles receberem uma limpeza mais profunda. É a chamada limpeza do dia a dia, que é muito importante para a conservação dos ambientes e dos revestimentos. Ela é necessária para fazer a manutenção e aumentar a duração de uma limpeza anterior.

Para uma limpeza seca, você pode utilizar utensílios e equipamentos como: vassouras, espanadores e panos secos que fazem a remoção de resíduos leves. Ela pode ser feita não apenas no chão, como em paredes, tetos, móveis e alguns tipos de assoalho.

Ou seja, ela é responsável pela retirada dos resíduos superficiais, como as partículas de poeiras.

 

Limpeza úmida

Agora vamos falar sobre o outro tipo de limpeza: a úmida. Ela é voltada para uma higienização que vai além da sujeira superficial. Ou seja, a limpeza úmida é responsável pela remoção de sujidades mais resistentes, além de atacar micro-organismos que causam doenças.

Essa limpeza é feita com água, produtos químicos de limpeza, rodos, panos e máquinas específicas, que costumam garantir excelentes resultados. Como são usados produtos químicos, então há uma necessidade de enxágue e isso garante o descarte de vários tipos de resíduos. Os diferentes tipos de equipamentos proporcionam que essa limpeza seja feita sem tanto esforço, como era antigamente.

Porém, devemos lembrar que não são todos os materiais que podem receber água. Há tipos de revestimento em que a água deve ser retirada da limpeza, pois eles podem estragar ao entrar em contato com ela. Esse é um tópico importante de ser lembrado e por isso é indicado que você pesquise e busque se informar a indicação de higienização que o revestimento a ser limpo necessita.

Ao contratar uma equipe de limpeza profissional e um serviço de teste de produtos, você garante um melhor preparo para que a limpeza proporcione não apenas um ambiente livre de sujeiras, como também a conservação dos revestimentos.