Veja como fazer uma limpeza pós-obra

O serviço de limpeza pós-obra é bem abrangente e indicado para as empresas e pessoas que necessitam de higienização e organização de um ambiente que acabou de ser reformado ou construído, e que tenha sujeiras e resíduos em seu interior.

O final de uma construção ou reforma sempre deixa como lembrança uma boa quantidade acumulada de sujeira, em forma de concreto, gesso, cimento, pó, tintas, pedras, dentre outros materiais usados na construção. Por isso a limpeza pós-obra é tão importante. Ela atua na eliminação de sujeiras, respingos, manchas de tinta e excesso de rejunte deixados durante a obra, sem causar danos ao piso, à pintura e aos móveis.

E para que essa limpeza seja feita da melhor maneira possível, sem causar qualquer estrago, o ideal é contratar uma equipe profissional preparada para atender às necessidades e singularidades desse tipo de limpeza. Essa equipe é capacitada não apenas para fazer a limpeza pós-obra fina, como também em limpeza pós-obra grossa, que costuma ser necessária após o término dos serviços de pedreiros e demais profissionais da construção civil.

 

Equipamentos de proteção

A equipe de limpeza pós-obra profissional não leva consigo apenas os produtos que serão usados na higienização de casas e empresas, como também os equipamentos de proteção necessários. Os produtos de limpeza para este tipo serviço são mais concentrados e exigem que o profissional não se esqueça dos equipamentos de proteção.

Quando falamos desses equipamentos de proteção, os primeiros itens que vêm corretamente em nossa cabeça são as luvas e máscaras de proteção. Ambas são importantes para as equipes que vão efetuar a limpeza, pois evitam que os produtos entrem em contato com a pele ou que o profissional inale o produto e corra o risco de sofrer uma intoxicação.

Outro item que deve ser lembrado são os óculos de proteção, que evita os respingos nos olhos, e uma bota impermeável, que evita que o profissional escorregue ou que os pés dele entrem em contato com algum dos produtos utilizados.

 

Passo a passo

O primeiro passo quando falamos de um serviço de limpeza pós-obra é realizar a chamada limpeza grossa. Ela consiste na retirada de todo o lixo e restos de materiais que ficam após o fim da obra.

A limpeza deve começar de cima para baixo, ou seja, do teto para o chão do cômodo, finalizando com o rodapé. Após essa etapa, é necessário retirar a proteção dos móveis com cuidado. Só então começa a limpeza do chão, inicialmente com a retirada do pó com um aspirador e, em seguida, utilizando os produtos adequados para cada tipo de revestimento ou piso.

Caso a tinta tenha deixado algum respingo ou mancha no chão ou nos vidros, a limpeza deve ser feita com produtos específicos para retirá-las. A retirada de manchas secas pode ser feita com removedores de tinta, verificando se o produto é adequado ao tipo de material do seu piso. Uma informação importante é aplicar o produto apenas nas áreas afetadas.

A HIGTOP conta com um serviço de limpeza pós-obra. Com uma equipe de profissionais qualificados, limpamos vidros, porcelanatos, rejuntes e áreas de difícil acesso. Todo o serviço é feito com produtos especializados, que permitem remover a sujeira sem danificar as superfícies.