Entenda a importância da lavagem profissional de tapetes

O tapete é um item que acrescenta um charme na decoração de casas e de empresas. Ele deixa o ambiente mais aconchegante, aquecido e decorado. Porém, os funcionários e moradores que sofrem com alergias podem não ser muito fãs da peça, pois os tapetes costumam acumular muita poeira, principalmente em locais onde há um tráfego maior de pessoas, como em escritórios.

A rinite alérgica afeta 30% dos adultos brasileiros e esse problema certamente vai influenciar no desempenho dos trabalhadores de uma empresa, por exemplo.

A higienização correta dos tapetes é fundamental não apenas para garantir uma maior durabilidade do acessório, como também para oferecer maior conforto e manutenção à saúde das pessoas. Por isso, invista sempre na limpeza dos tapetes de sua casa ou do seu escritório.

 

Por que limpar o tapete?

Prevenção de alergias e doenças: os tapetes são locais ideais para o aparecimento de mofo e ácaros. Esses micro-organismos podem causar crises de asma, renite, sinusite, além de outras crises alérgicas e respiratórias. Ou seja, a manutenção e limpeza dos tapetes devem ser feitas também por motivo de saúde.

Vida útil: Ao investir em limpezas frequentes no seu tapete, você está garantindo uma vida útil maior para ele. Claro que não são todos os meses que você vai fazer uma higienização mais completa, pois é um procedimento mais trabalhoso. Algumas formas de cuidar do tapete e da vida útil dele é aspirá-lo, escová-lo ou colocá-lo ao sol.

Conservação: Pelo menos duas vezes ao ano, é ideal que você invista em uma lavagem profissional em seu tapete. Isso vai ajudar que os riscos químicos sejam eliminados (causados por acúmulo de resíduos, como no caso de perfumes e inseticidas), além de se livrar de resto de comidas ou outras partículas que podem atrair pequenos animais indesejados, como os ratos e baratas. Em locais onde há uma maior circulação de pessoas, como em empresas, é necessário que essa manutenção profissional seja feita com maior frequência.

 

Produtos e equipamento específicos

Empresas que prestam a limpeza profissional de tapetes utilizam produtos específicos, que ajudam a manter a fibra do tecido intacta, prolongando a vida útil da peça. Além disso, a higienização é feita com o uso de equipamentos adequados e realizando os procedimentos eficientes para eliminar as sujidades.

 

Limpeza em 4 passos

Passo 01: o tapete passa por uma aspiração, com o uso de um equipamento específico, com o objetivo de retirar o excesso de poeira, resíduos de alimentos, pelos e escamas que soltam da pele.

Passo 02: a peça passa por uma higienização, através de um xampu próprio para o seu tipo de tecido.

Passo 03: o passo seguinte exige uma esfregação no tapete, de modo que o xampu penetre bem nas fibras.

Passo 04: por fim, uma máquina extratora à vácuo é usada para fazer a sucção da água com a sujeira.

ATENÇÃO: quanto mais felpudo o tapete, maior é o risco dele ser danificado caso a limpeza seja feita de forma caseira. É necessário maior cuidado com os tapetes, a depender do tecido e do tamanho de suas fibras.