Teste de produto: etapa garante mais eficiência ao processo de limpeza

Cada produto utilizado no segmento de higiene e limpeza tem uma característica e um propósito. O uso de um produto inadequado pode, muitas vezes, agravar um problema. Por isso, é muito importante a realização de testes de produtos químicos e equipamento de uso profissional antes do procedimento.

Para que um programa de limpeza e higienização de superfícies tenha resultados positivos, uma das etapas mais importantes é avaliar o tipo de superfície a ser limpa, depois analisar o tipo de sujidade a ser removida e, por fim, definir o produto adequado à superfície e à sujidade.

No momento de contratar uma empresa que presta serviços de limpeza para o seu escritório, garanta que ela efetue corretamente a etapa de testes de produto. Isso não apenas vai colaborar para um processo de limpeza e higienização mais eficiente, como também vai influenciar na durabilidade do material da superfície a ser limpa.

 

Vamos falar de pH

Antes de falarmos como o teste de produtos vai ajudar na manutenção das superfícies limpas, precisamos explicar o que significa o terma pH. O símbolo significa “potencial Hidrogeniônico”, apresentado pelo bioquímico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen, em 1909.

O pH funciona como uma escala para identificar se as soluções aquosas possuem grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade. Muitas vezes focamos apenas nos produtos neutros, como o sabonete bactericida ou o detergente neutro, mas todos os detergentes, desinfetantes ou outros produtos químicos na área de limpeza possui um grau de pH.

A escala do pH vai de 0 a 14, onde quanto mais perto do zero, maior é o grau de acidez de uma substância. Por outro lado, uma substância mais próxima do 14 possui um grau de alcalinidade maior. O pH 7,0 é usado para identificar a faixa de neutralidade, não sendo considerado ácido nem alcalino.

 

Produtos de limpeza

Os testes de produtos de limpeza e do tipo de sujidade e/ou superfície a ser limpa são muito importantes, pois será necessário o uso de produtos mais ácidos ou alcalinos a depender do resultado do teste. Como assim? Calma que nós vamos chegar lá!

Quando identificamos se um produto químico é ácido, neutro ou alcalino conseguimos entender qual deles será mais apropriado na limpeza de determinados tipos de sujidades ou de determinados tipos de materiais.

 

Neutros, alcalinos ou ácidos

 

1. Neutros: pH = 7,0

Os produtos neutros são mais apropriados na retirada de sujidades como pó e poeira e também de outros resíduos. Ele pode ser usado em quaisquer superfícies laváveis com sujidades leves, como paredes, pisos impermeabilizados ou com cera, utensílios domésticos e equipamentos. Já falamos recentemente em nosso blog sobre os usos do detergente neutro, por exemplo.

 

2. Alcalinos: pH >7

Produtos químicos com pH alcalino, ou seja, maior do que 7, são muito usados na limpeza de sujidades de origem orgânica, como gorduras, resto de alimento, óleo, lubrificantes, graxa, dentre outros. Isso porque eles dissolvem essas gorduras em pequenas partículas, transformando a substância de um estado sólido para o estado líquido, sendo eliminada no momento do enxágue.

Os produtos alcalinos podem ser usados em quaisquer superfícies laváveis com encardidos de gordura, óleos e graxas. Porém, não são muito indicados para lavagem de superfícies com tintas, vernizes ou pisos impermeabilizados.

 

3. Ácidos: pH < 7

Em casos de sujeiras de origem inorgânicas, como ferrugem e cimento, o ideal é aplicar produtos de limpeza mais ácidos, pois eles agem com maior eficiência com esse tipo de sujidade. Também podem ser usados em encardido de terra, ferrugem ou calcificações e incrustações.

Os produtos ácidos podem ser usados em superfícies de pedras, inox, alumínio com cimento cal, dentre outros. Porém, eles são contraindicados em casos de cerâmicas, porcelanato, granito polido, mármore polido ou vidros.

 

Conclusão

Os testes de produtos são imprescindíveis para que possamos identificar os tipos de superfícies e sujidades para só então se preocupar com a marca do produto que será usada no processo de limpeza. Essa é uma importante etapa do trabalho de limpeza de superfícies e você precisa garantir que a sua equipe de limpeza esteja executando-o da maneira adequada para garantir uma higienização eficiente.