Saiba como fazer a limpeza de porcelanatos

Os porcelanatos têm sido usados em muitos ambientes, desde em casas até em empreendimentos comerciais, como hotéis e escritórios. Eles são materiais muito resistentes, mas com absorção de água praticamente nula. Apesar dessa resistência, são necessários cuidados especiais no momento de garantir a limpeza adequada do porcelanato.

Esse material tem ganhado destaque devido a sua alta durabilidade, elegância e resistência à abrasão. Além disso, ele pode ser encontrado em diferentes cores e texturas, garantindo uma versatilidade que muitas empresas buscam. O bom cuidado dos porcelanatos vai permitir um aumento ainda maior na durabilidade do revestimento.

 

O que não usar

É preciso tomar cuidado no momento de escolher os produtos que a sua equipe vai utilizar para realizar a limpeza do porcelanato do seu negócio. Caso seja usado algum dos produtos não indicados, pode resultar em um ataque químico, deixando a superfície porosa e colaborando para o surgimento de manchas, riscos e da opacidade no piso. Fique atento aos produtos:

  • Semorin;
  • Produtos destinados à limpeza de alumínio;
  • Produtos que contenham hidróxidos (potássio, sódio, etc.) em alta concentração;
  • Sabão em pó;
  • Palha de aço ou produtos similares;
  • Escovas;
  • Ácidos;
  • Água sanitária;
  • Soda cáustica.

 

Limpeza diária

Não há muito segredo na limpeza diário do porcelanato. O primeiro passo é varrer o piso com um mop pó, evitando assim que surjam arranhões no revestimento. Em seguida, use uma solução de detergente ou sabão neutro para fazer a limpeza do revestimento. A etapa seguinte é passar um mop úmido no chão e, por fim, secar o piso com um pano seco para que não fiquem manchas.

Caso você perceba uma sujeira impregnada sobre o produto, o recomendado é deixar a solução de detergente e água agir por um pouco mais de tempo. Em seguida, faça enxágue bem apenas com água.

Caso seja uma limpeza mais pesada, utilize desengraxante neutro ou um limpador neutro, diluído com água e aplique com um mop úmido, depois esfregue com um auxilio de um suporte LT com uma fibra macia. A diluição deve ser feita conforme orientação do fabricante. Evite fazer a aplicação direta ou aplicar o produto sem diluição, para que não haja o surgimento de manchas permanentes.

 

Limpezas específicas

Apesar de termos explicado como fazer a limpeza do porcelanato de um modo geral, é importante conhecer as especificidades de cada tipo de porcelanato. Isso vai garantir uma maior durabilidade do revestimento.

Porcelanato acetinado: é o mais fácil de limpar porque não possui uma camada de brilho por cima. Devido a sua maior resistência, ele aguenta uma faxina mais pesada, sem a preocupação de danificar o piso durante a realização do processo. Sua superfície é capaz de absorver a água, então não haverá necessidade do pano seco ao final da limpeza. Capriche bastante no momento de varrer o revestimento.

Porcelanato manchado: siga as instruções gerais da limpeza de porcelanatos. Caso haja alguma sujeira com tinta, a dica é apostar em solventes orgânicos para a limpeza. Não use o produto diretamente sobre o porcelanato.

Porcelanato fosco: para esse tipo de porcelanato, produtos como água sanitária ou outros usados na limpeza pesada devem ser esquecidos. Após efetuar a limpeza com mop pó, faça uma solução de água com detergente neutro e utilize para limpar o revestimento. Por fim, aplique com um mop úmido para fazer a retirada do excesso. Esse tipo de porcelanato pede uma limpeza dessas mais de uma vez ao mês evitando que fique encardido com o passar do tempo.

 

Dicas para conservação

Todo revestimento precisa ser bem cuidado para que haja uma conservação por mais tempo. Se ligue em algumas dicas que separamos para que o porcelanato de seu negócio ou casa tenha mais durabilidade:

  • Quando houver algum incidente com sujeira no porcelanato, faça a limpeza sem demora. Caso contrário, a limpeza pode ser ainda mais trabalhosa, resultando em um desgaste do revestimento;
  • Cuidado caso faça a mistura de algum produto. É necessário ter conhecimento sobre eles para realizar o procedimento de limpeza;
  • Sempre que possível, contrate uma equipe de limpeza profissional para o seu negócio, pois eles estarão aptos a realizar um teste de produtos