O trabalho nas cozinhas não acaba com os pratos ficando prontos para serem servidos. Após o momento da refeição, é a hora da equipe de limpeza deixar as louças e os talheres limpos e prontos para um novo uso. Na cozinha de hotéis e restaurantes, esse trabalho é contínuo, porque a todo o momento clientes terminam refeições e novos clientes chegam para fazer seus pedidos.
O limpa alumínio é um daqueles produtos que tem uma função básica: limpar e restaurar os objetos, utensílios e superfícies que são feitos do mesmo material que lhe dá o nome. Ele é um produto indicado para a limpeza de panelas, esquadrias, rodas de liga leve e demais utensílios de alumínio. É um produto muito eficiente na remoção de sujeiras e manchas incrustadas, além de renovar o brilho.
Limpeza fácil
O cuidado no momento da limpeza de panelas deve ser ainda mais redobrado, pois há um acúmulo maior de gordura, além da possibilidade de encontrar fundos queimados ou das panelas ficarem manchadas.
A limpeza de panelas de alumínio exige o uso do limpa alumínio, principalmente nos casos de refeições mais gordurosas. A forma de uso do produto é igual para qualquer superfície, variando apenas na quantidade de produto colocado, que vai depender do grau de sujeira e gordura. Um utensílio com sujeira mais incrustrada vai precisar de mais quantidade do produto do que um utensílio com menos oleosidade.
Com o auxílio de uma esponja sintética, você deve espalhar o produto de maneira cuidadosa sobre as superfícies de alumínio, deixando-o agir por alguns minutos. Em seguida, faça o enxágue da superfície ou das panelas com o uso de um detergente.
Vantagens
- Limpa as superfícies sujas ou oleosas, sem deixar manchas;
- É um produto neutro, feito a base de água;
- Não contém metais pesados ou solventes nocivos;
- É capaz de limpar e restaurar o brilho original, após feito um polimento com pano ou flanela na superfície.
Panela não combina com esponja de aço
No processo de lavagem de panelas, é importante evitar fazer a limpeza com o uso da esponja de aço – o que comumente é chamado de arear a panela. A regra deve ser seguida ainda mais à risca com panelas de alumínio.
Mas por que isso? Ao esfregar a palha de aço no interior das panelas de alumínio, o contato faz com que parte do metal que compõe o utensílio se solte e quando você for cozinhar algo nele, o alumínio irá contaminar o alimento. O mesmo ocorre com os fragmentos da palha de aço que soltam durante o processo de limpeza.
Esse é um motivo de preocupação. Isso porque a ingestão desse componente está ligada a alguns problemas neurológicos sérios, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. Além disso, ele pode causar outras doenças e infecções em nosso corpo.