Mop: tire dúvidas sobre o produto que ajuda durante a limpeza

Os mops são itens que não podem faltar em seu material de limpeza, principalmente se estamos falando sobre limpeza hospitalar, condominial, empresarial, industrial e até mesmo residencial. Eles já são bastante populares nos Estados Unidos e na Europa e há alguns anos começaram a se popularizar também no Brasil, inicialmente na limpeza profissional e agora também no segmento doméstico.

Para quem ainda não conhece, os mops são esfregões (inclusive essa é a tradução da palavra), que facilitam bastante o procedimento de limpeza. O nome pode soar “antigo”, mas as novas versões encontradas no mercado possuem muitas funcionalidades para otimizar a limpeza, sem perder a qualidade do serviço.

 

Um pouco de história

Apesar de terem se popularizado no Brasil apenas nos últimos anos, a história do mop não é tão recente. Esse item foi criado pelo americano Cassius Whitem, em 1875, que tinha como objetivo um aperfeiçoamento da vassoura comum. A sua primeira criação era fabricada em madeira e algodão. Porém, o seu sucesso foi muito restrito nesse primeiro momento.

O item só iria se popularizar na segunda metade do século XX, com a empreendedora Joy Mangano, que inventou o Miracle Mop. A ideia dela era agilizar a limpeza sem sujar as mãos. A história da empreendedora foi contada nos cinemas no filme “Joy: O Nome do Sucesso”, em que ela foi interpretada pela atriz Jannifer Lawrence, indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel.

Úmido ou pó?

Os mops para linha profissional são geralmente comercializados em distribuidoras de materiais e produtos para limpeza e os de uso doméstico são encontrados em lojas de varejo, como supermercados. Dentre a variedade de modelos que podem ser encontrados no mercado, existem dois tipos principais: o mop úmido (limpeza com água) e o mop pó (limpeza a seco). Vamos conhecer um pouco sobre os dois tipos.

Mop úmido: ele deve ser trabalhado com o uso de água e produtos químicos. A vantagem desse mop é que ele é bastante higiênico e prático, possibilitando que você não precise entrar em contato com a água suja no momento da limpeza.

Dentre os modelos de mop úmido se destacam:

  • Mop rotatório – pode ser articulado em um ângulo de 180°, facilitando a remoção da sujeira, para a retirada dos líquidos do refil basta apenas efetuar o sistema de auto torção que o equipamento proporciona;

 

  • Mop esfregão – usado em limpezas úmidas, desenvolvido com refis de algodão e microfibras, sua utilização pode ser feita através de um balde para enxague ou limpeza do piso. Promove a limpeza com resultados superiores, além da economia de água, produtos químicos e do tempo necessário para a realização das tarefas.
    Ergonômico, favorece a adoção de postura correta durante a limpeza, diminuindo o esforço, aumentando a produtividade e a eficácia da limpeza;

 

  • Mop Spray – pensando na sustentabilidade, o mop spray é uma combinação perfeita para limpeza úmida de pisos com economia de água e uso racional de produtos químicos. Este modelo vem com um reservatório com tampa e um botão para acionamento da mistura do produto, protegendo o operador de limpeza do contato direto com os produtos químicos e proporcionando maior rapidez à operação de limpeza;

 

Nas situações de limpeza de piso utilizando água é obrigatório o uso de placas sinalizadoras “PISO MOLHADO” nas áreas internas ou externas dos ambientes, visando prevenção de risco de acidentes e preservando a integridade das pessoas, equipamentos e instalações; evitando assim prejuízos indesejados. As placas sinalizadoras são produzidas em polipropileno injetado de alta resistência, na cor amarela, para que represente ATENÇÃO.

Item é bastante eficiente na limpeza

Mop pó: é usado em limpezas a seco, sem uso de água ou produtos químicos. Durante a limpeza, ele tem a vantagem de não levantar pó. É importante lembrar que o mop pó deve ser usado em pisos secos, removendo poeiras e resíduos menores. A opção mais prática para a remoção de sujeira em maior volume é o aspirador. Os modelos de mop pó que se destacam são: refil algodão (excelente custo-benefício, com boa durabilidade), refil acrílico (proporciona uma limpeza mais eficiente, preferido para locais com grande circulação de pessoas) e refil microfibra (mais moderno e eficiente, pode ser usado na limpeza de superfícies engorduradas).

 

Cuidados ao usar

O mop tem se tornado o queridinho das equipes de limpezas. Porém, ele não faz milagre e não pode ser usado em quaisquer circunstâncias. Por exemplo, para grandes resíduos (como as folhas), a limpeza deve ser feita com o uso da vassoura. Os mops do tipo esfregão devem ser usados em movimentos suaves em formato de oito, com o local de partida sendo sempre o rodapé.

Para garantir maior durabilidade do equipamento, é necessária uma limpeza adequada do refil. Leia sempre as instruções de uso e de limpeza que vem junto com o equipamento. A secagem deve ser feita naturalmente. Um refil pode durar até 300 lavagens se a manutenção for adequada e a matéria-prima do produto for de boa qualidade.