Conheça a importância do tratamento de pisos

É sempre acolhedor entrar em um local e ver o piso limpo e brilhando, não é mesmo? Além da sensação de conforto, o tratamento correto dos pisos contribui para a saúde dos frequentadores do local e para uma maior vida útil do piso. Esse é um processo de muita importância para qualquer tipo de revestimento e os cuidados ideais para os diferentes tipos de piso devem ser observados, garantindo uma maior durabilidade do material.

O processo de tratamento de pisos é dividido basicamente em três etapas: renovação, impermeabilização e proteção dos revestimentos. Tudo isso garante uma maior proteção ao material e facilita o trabalho de sua equipe de limpeza durante o processo de higienização comum do piso.

 

Para diversos revestimentos

O processo de tratamento do piso não está restrito apenas a um determinado tipo de piso. Veja alguns tipos de revestimentos que podem participar desse processo:

  • Pisos de madeira
  • Pedra de São Tomé
  • Carpetes de madeira
  • Mármore
  • Granito
  • Ardósia
  • Mosaico português
  • Cimento queimado
  • Cerâmica
  • Pedra Miracema
  • Piso solarium
  • Outros

 

Benefícios do tratamento

O tratamento de pisos é ideal para garantir que a vida útil do material aumente, além de colaborar para uma maior saúde e bem-estar de quem passa frequentemente pelo local – trabalhadores ou clientes. O processo de tratamento proporciona ainda proteção e conversação ao piso, ação antiderrapante ao revestimento e maior segurança na circulação de pessoas. Por fim, ele também favorece a limpeza diária, tornando mais fácil o trabalho de sua equipe de limpeza.

 

O tratamento

A Higtop foi chamada para realizar o tratamento do piso do Aeroporto de Porto Seguro. Inaugurado em 1982, o Aeroporto tem recebido uma média anual acima de 1,5 milhão de passageiros. Devido ao grande número de frequentadores do local, há uma necessidade ainda maior de se realizar um bom tratamento de piso no aeroporto.

A primeira etapa do tratamento do piso do aeroporto foi a aplicação de um detergente removedor de ceras. O produto tem uma ação detergente, que fraciona e emulsifica, eliminando todo tipo de sujeira, ceras sintéticas e naturais impregnadas no piso. O produto também age como desengraxante e desengordurante de pisos. Diluímos o produto na água e efetuamos a limpeza do local. Vale lembrar que os valores de diluição são 1:5 (limpeza pesada e remoção de ceras velhas) e 1:50 (lavagem normal).

Em seguida, aplicamos uma base seladora acrílica termoplástica. O produto usado possui teor de sólidos em 28%, permitindo um perfeito acabamento dos poros. A base seladora foi aplicada pura, com o uso de um mop, tomando cuidado para evitar usar o produto em excesso. Aplicamos quatro camadas com intervalos de 40 minutos entre as camadas.

Por fim, o tratamento do piso foi finalizado com a aplicação de um impermeabilizante de acabamentos, à base de polímeros acrílicos sintéticos puros de alta resistência a abrasão e água química. O produto protege os pisos, deixando uma camada dura e resistente sobre os mesmos, além de proporcionar um brilho molhado ao piso. Aplicamos o produto com o uso de um mop, tomando cuidado para evitar usar o produto em excesso.