Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) são uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e possuem como função garantir a segurança dos trabalhadores durante a execução de sua função. Um desses equipamentos é a luva, que é muito importante para o profissional que trabalha na área de saúde ou que lida com produtos químicos.
É importante salientar que a mão é a parte do corpo que mais sofre com os acidentes domésticos ou de trabalho, como queimaduras, cortes, fraturas ou lesões. A depender do tipo de acidente, ele pode até mesmo incapacitar os movimentos das mãos. Isso mostra o quanto é necessário o uso de EPI’s no trabalho para proteger as mãos e de escolher o tipo de luva correta para a sua função.
No mercado, existem diversos tipos de luvas e isso pode confundir e dificultar o trabalhador no momento de escolher a que melhor se adéqua a sua função. Por isso, a HIGTOP preparou um texto que vai lhe ajudar a escolher a luva de segurança ideal para o seu trabalho.
Tamanho das Luvas
É muito importante observar o tamanho ideal da luva de segurança que você vai usar. Cada profissional tem um tamanho de mão diferente e necessita de um equipamento do tamanho adequado para garantir a sua segurança no trabalho. Os tamanhos das luvas variam entre 6 e 11.
É importante observar qual o tamanho ideal para você, evitando assim que ela fique apertada ou folgada demais. No momento de escolher a luva de segurança correta, fique atento aos seguintes itens:
- Não deixe as pontas dos dedos “sobrando”;
- Verifique as medidas da mão do trabalhador;
- Cuidado com as luvas esticadas demais! Isso pode significar que o equipamento está pequeno para o trabalhador;
- Observe se a luva não está muito apertada na mão do trabalhador.
Luva para mãos de todos os tamanhos
Observar o tamanho ideal da luva é fundamental para garantir a segurança do trabalhador. Mas você sabe qual o tamanho ideal corresponde a cada número da luva? Confira a resposta abaixo:
Tamanho 6: mão com circunferência de 152 mm e comprimento de 160 mm.
Tamanho 7: mão com circunferência de 178 mm e comprimento de 171 mm.
Tamanho 8: mão com circunferência de 203 mm e comprimento de 182 mm.
Tamanho 9: mão com circunferência de 229 mm e comprimento de 192 mm.
Tamanho 10: mão com circunferência de 254 mm e comprimento de 204 mm.
Tamanho 11: mão com circunferência de 279 mm e comprimento de 215 mm.
Tipos de luvas e utilidades
Luvas Anticorte: são ideais para a proteção de produtos secos, sob temperatura ambiente, que podem causar corte nas mãos.
Luvas de PVC: são bem usadas em lavagem de peças em materiais corrosivos, manuseio de ácidos, óleos e graxas, lubrificação de peças, construção civil, lã de vidro e limpeza pesada. Sua principal característica é a boa resistência que possui contra produtos químicos, abrasivos e cortes.
Luvas de Alta Tensão: são fabricadas com composto natural de borracha e devem ser usadas para proteção pessoal contra choques elétricos e queimaduras graves. São bastante utilizadas na área de manutenção de indústrias e redes elétricas em geral.
Luvas de Látex Natural: possuem grande flexibilidade, além serem resistentes a alguns produtos, como alguns tipos de ácidos e álcool. Se o que você busca é proteção contra agentes químicos, ela é uma escolha bastante confortável.
Luvas de Látex Netrílica: sua resistência a diversos produtos químicos e abrasivos tornam ela ideal para uma variedade de situações, além de serem reutilizáveis. São indicadas para trabalhos em indústria automotiva, construção civil, indústria moveleira, química e alimentícia.
Luvas de Neoprene: são fabricadas com borracha sintética, substituindo a borracha natural. São bastante usadas em indústrias automotivas, químicas, de limpeza e alimentícia. Suas principais características são resistência a altas e baixas temperaturas, impermeabilidade e facilidade de secagem após serem molhadas. Além disso, elas são leves, maleáveis e antiderrapantes, o que facilita o manuseio de diversos materiais.
Luvas de Vaqueta: são conhecidas por possuírem longa vida útil, dependendo de sua aplicação. Como são ótimas para serviços pesados e manuseio de materiais agressivos, então são muito usadas na área de construção civil e indústria automobilística.
Luvas de Malha: protegem contra agentes abrasivos e escoriantes. Elas permitem uma grande flexibilidade para o manuseio de peças e são ideais para o uso em serviços gerais. Outras características são o grande conforto e a sua boa respirabilidade.
Luvas para Alta Performance: esse tipo de luva possui características específicas, usadas para finalidades especiais. Algumas das características que essas luvas podem apresentar são: maior resistência ao corte; maior resistência ao impacto; e maior resistência à perfuração.
Importância do reconhecimento dos riscos
Você não pode proteger os seus trabalhadores sem antes identificar quais os riscos ambientais que cada função acarreta para ele. Antes de escolher qual o tipo de luva é ideal para o trabalhador, é necessário fazer essa identificação. Assim, é preciso compreender de quais ameaças à saúde e integridade física do trabalhador devemos protegê-los.
Uma vez identificados os riscos, podemos optar pelo tipo de luva ideal. Por exemplo, se um trabalhador lida diariamente com eletricidade e materiais de alta voltagem, então a Luva de Alta Tensão é a opção ideal para a função que ele exerce.
Dicas de segurança
- A penetração dos agentes de risco aumenta à medida que a espessura da luva vai sofrendo um decréscimo, ou seja, com o aumento da porosidade da luva.
- Respeite as recomendações do fabricante com a natureza dos componentes da luva e a ficha de segurança do produto.
- É importante que as luvas encaixem corretamente nas mãos.
- Retirar alianças, anéis, relógios e pulseiras é uma obrigação, segundo a Norma Regulamentar 32 (NR32). Além disso, o uso desses acessórios aumenta o risco de danos às luvas.
- Nos casos das luvas de látex, se higienizar suas mãos com álcool deixe-as secar bem antes usá-las, pois o álcool danifica o látex.
- As luvas de procedimento e as estéreis são de uso único.