Antes e Depois: A importância da limpeza hospitalar de qualidade

A limpeza hospitalar é uma ação importante para diminuir os riscos de contaminação e no combate à proliferação de micro-organismos, que causam diversos tipos de doença. Cada tipo de ambiente necessita de técnicas de limpeza específicas, sendo necessário também o uso dos produtos certos. O mesmo acontece com o ambiente hospitalar.

Existem setores de clínicas, laboratórios e hospitais que são semicríticos. Apesar dessa diferença de risco, todas devem ser tratadas com o mesmo cuidado, garantindo que a limpeza seja o mais eficiente possível. Além disso, os funcionários desses locais transitam pelo edifício todo, expressando ainda mais a necessidade de manter todas as áreas livres do risco de contaminação.

Um bom trabalho de limpeza e higienização não transmite apenas uma sensação de conforto, como também colabora para um ambiente livre de qualquer contaminação. E para garantir que a limpeza seja feita com a melhor qualidade possível, algumas recomendações devem ser seguidas, que vão desde o uso de produtos de qualidade até o cuidado com a proteção de quem realiza o serviço.

 

Limpeza necessária

Muitas doenças são causadas por agentes infecciosos. O perigo desses agentes em hospitais, clínicas e laboratórios é que eles podem também contaminar superfícies e equipamentos, que costumam ser manuseados por enfermeiros, médicos e pacientes. Como os pacientes estão com uma imunidade mais baixa, são mais suscetíveis a serem contaminados.

Assim, a limpeza hospitalar é necessária para garantir a segurança de pacientes, médicos e visitantes. Em um local onde há um risco potencialmente maior de contaminação, é ainda mais fundamental se preocupar com a qualidade da execução das tarefas de limpeza e desinfecção de ambientes.

 

O caso do Hospital Cárdio Pulmonar

Inaugurado em 1977, o Instituto Cárdio Pulmonar da Bahia presta atendimento clínico e de emergência em Cardiologia e Pneumologia. Um hospital de tal importância e que lida com uma área de atividade tão importante precisa se manter sempre higienizado e desinfetado. Foi com essa preocupação que a Higtop executou um serviço de limpeza e higienização na unidade hospitalar.

Á esquerda, piso após a aplicação dos produtos.

A limpeza começou pela aplicação de um detergente alcalino concentrado com alto poder de limpeza. O produto possui poder de emulsificação e penetração, o que é ideal para pisos de baixíssima porosidade. Além disso, ele é indicado para limpeza de toda superfície encardida, sendo muito utilizado na limpeza de praças de alimentação e áreas de grande circulação. O produto deve ser usado sempre em diluição com a água, devido ao seu alto teor de concentração.

  • Limpeza manual: a diluição deve ser de 1:50 em limpezas leves e 1:10 em limpezas pesadas.
  • Limpeza com auxílio de enceradora: 1:70 em limpezas leves e 1:20 em limpezas pesadas.
  • Limpeza com máquinas (auto-lavadoras): 1:200 em limpezas leves e 1:70 em limpezas pesadas.

Também usamos no serviço uma base seladora acrílica. O produto é especificamente indicado para pisos porosos e laváveis, de locais como supermercados, escolas e hospitais. Ele atua protegendo os pisos, deixando uma camada fina e resistente sobre eles. Ele deve ser usado já sobre o piso limpo, seco e desincrustado, sem diluição. Para fazer a aplicação, usamos um mop, tomando cuidado de evitar o excesso do produto no momento da aplicação.

Por fim, garantimos a qualidade do serviço com a aplicação de um impermeabilizante de acabamento, a base de polímeros acrílicos sintéticos puros e de alta resistência à abrasão e água química. Escolhemos esse produto por ser um impermeabilizante com alto teor de sólidos (30%), com excelentes características, como secagem rápida, fácil manutenção, alta durabilidade e performance.

O impermeabilizante possui a função de proteger todos os tipos de pisos laváveis, em especial em áreas de grande tráfego, como é o caso do hospital, deixando uma camada dura e resistente sobre os mesmos. A aplicação deve ser feita em pisos limpos, secos e desincrustados. Usamos um mop aplicador de cera para fazer a lavagem, sem diluição do produto. A aplicação foi feita com movimentos em um único sentido, tomando o cuidado de evitar o excesso do produto durante o serviço. Entre a aplicação de uma camada e outra esperamos um intervalo de 40 minutos.