Checklist: como escolher produtos de limpeza profissional

produtos-de-limpeza-profissional-steffen-940x450

 

Escolher a linha de produto ideal para usar na limpeza de um lugar exige bastante pesquisa para que a escolha atenda as necessidades do local. Muitas vezes, logo após a execução de uma limpeza já é possível encontrar sujidades no ambiente. E por isso é tão importante escolher produtos e utensílios corretos, principalmente em locais onde há um fluxo muito grande de pessoas.

A escolha do material de limpeza adequado traz conforto e bem-estar para quem frequenta o lugar. Se for uma empresa, por exemplo, uma limpeza bem feita pode impactar na qualidade do trabalho dos colaboradores. Os produtos de limpeza são usados em casos de desincrustação, sujidade, desinfecção, higienização e contaminação, seja em ambientes domésticos, empresariais, industriais ou hospitalares.

Para efetuar a compra desses materiais uma opção é o mercado de higiene e limpeza institucional. Lugares que possuem um atendimento ao público ou uma grande circulação interna de pessoas, como clínicas, hotéis, escolas e escritórios, já fazem um uso constante de papéis e produtos de higiene e limpeza profissionais. Nesses casos é importante dar ainda mais atenção na busca do produto que garanta eficiência e segurança para a equipe de limpeza.

 

Como escolher produtos de limpeza profissional?

Criamos um checklist para te ajudar a escolher os produtos de limpeza profissional que vão lhe garantir eficiência, bons resultados no momento da limpeza e segurança.

 

  1. Escolha produtos que são regularizados

No momento de procurar por produtos de limpeza profissional é importante saber se a fabricante é regularizada e se os produtos são registrados segundo as normas previstas pelos órgãos competentes, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde. Essa regularização ajuda a garantir a qualidade dos produtos e a proteção da população. Os produtos regularizados possuem fichas técnicas e fichas de informação de produtos químicos (FISPQs), que ajudam na segurança dos químicos institucionais e na correta aplicação desses produtos no momento da limpeza.

 

  1. Busque a economia, mas sempre aliada a qualidade dos produtos

Em comparação com os produtos domésticos, os produtos de higiene e limpeza profissionais geram mais economia, pois são vendidos em embalagens maiores e com maior quantidade de princípios ativos. Além disso, o preço é proporcionalmente bem menor. Assim, os produtos profissionais acabam gerando uma maior economia. Opte sempre por produtos que são registrados, pois isso é um indicativo de sua qualidade. Além disso, verifique as diluições indicadas no rótulo do produto.

 

  1. Cuidado com os produtos muito baratos

Quando fazemos uma pesquisa de preço, muitas vezes optamos por comprar um produto mais barato para caber no orçamento. Mas é preciso ter cuidado! Alguns produtos não registrados acabam sendo vendidos por preços menores, pois não possuem a regularização necessária e os custos adicionais da adequação. Os produtos registrados lhe dão uma garantia de que os resultados obtidos com o seu uso vão ser equivalentes ao prometido. Além disso, produtos não registrados podem ser prejudiciais para a sua saúde e de sua equipe de limpeza. Por isso, quando for fazer a análise de preço, considere sua certificação, concentração e outras vantagens prometidas pelas especificidades dos produtos.

 

  1. Escolha um bom fornecedor

Um bom fornecedor pode lhe dar as dicas necessárias no momento da escolha da melhor linha de produtos de higiene e limpeza profissional para a sua empresa. Essas dicas são valiosas, pois levam em consideração a diluição dos produtos e a necessidade a depender do volume de circulação do local onde a limpeza será efetuada. Além disso, um bom fornecedor apenas tem em seu estoque produtos que estejam devidamente certificados nos órgãos responsáveis.