Antes e depois: manutenção de equipamento reduz até 30% de gastos

Todo equipamento que utilizamos vai precisar passar por uma manutenção. Essa manutenção é importante porque os equipamentos estão expostos diariamente a sujeiras, detritos e materiais estranhos, que podem acabar acarretando em maior prejuízo para a empresa. Até mesmo o tempo de uso causa desgaste nos equipamentos, resultando em mau funcionamento ou mesmo na perda da capacidade de exercer as suas funções.

A importância de realizar a limpeza correta de seus equipamentos e a manutenção das máquinas é garantir uma maior confiabilidade e segurança, melhorando sua qualidade. Além disso, a manutenção também ajuda a reduzir os custos da produção, evitando desperdícios. Prova do impacto que a manutenção correta de equipamentos pode trazer para a empresa é a Maratá. Com o trabalho realizado pela HIGTOP, a empresa conseguiu solucionar problemas diversos e ainda ter uma redução significativa dos produtos e equipamentos de limpeza.

 

O caso da Maratá

A empresa Maratá dispensa apresentação. Ela é uma grande produtora e distribuidora do ramo de produtos alimentícios, produzindo alimentos como achocolatados, café, catchup, chá, macarrão, pimenta, salgadinho, vinagre, descartáveis, refresco, entre outros.

Quando a HIGTOP iniciou os serviços na empresa encontrou alguns problemas, como piso escuro na fábrica de laranja, por causa do ácido da laranja, e na fábrica do vaso de suco tinha gordura entre as máquinas. O primeiro problema foi resolvido com a aplicação de detergente ácido. No segundo caso, a HIGTOP utilizou um produto neutro para eliminar a gordura com facilidade – e sem agredir as mãos dos funcionários.

Uma grande economia para a Maratá foi a troca de equipamentos e material de limpeza que a HIGTOP realizou nas fábricas da empresa, como a central de diluição. E não foi apenas a troca. Um de nossos técnicos passou a fazer visitas mensais na fábrica, para realizar a manutenção das máquinas de lavar pratos e também da central de diluição.

Desde que as manutenções preventivas começaram, a Maratá reduziu grande parte do seu consumo de materiais e equipamentos de limpeza. Essa redução chegou a quase 30% do que era gasto em março, quando a HIGTOP assumiu o serviço. Com a manutenção, conseguimos fazer o consumo ser adequado e os equipamentos durarem mais tempo. Além disso, a manutenção preventiva ajuda a evitar gastos mais caros com equipamentos quebrados.

 

Manutenção corretiva x manutenção preventiva

E essa manutenção pode ser preventiva ou corretiva. A manutenção corretiva repara ou corrige o funcionamento da máquina, acontecendo já após a quebra ou falha dela. Ela pode ser planejada ou não-planejada.

  • planejada: acontece quando percebe-se que o equipamento não está funcionando como deveria. Inicia-se então os reparos para que o bom funcionamento seja restaurado.
  • não-planejada: acontece quando o reparo é realizado após a quebra do equipamento.

A manutenção corretiva costuma ser mais cara do que a manutenção preventiva, principalmente se ela não for planejada.

A manutenção preventiva, por outro lado, tem a intenção de reduzir ou evitar o aparecimento de qualquer tipo de falhas. Ela é imprescindível para alguns setores, como a aviação, informática e softwares, porque proporciona o funcionamento dos equipamentos, garantindo segurança ao setor. As manutenções preventivas devem ocorrer em intervalos previamente determinados ou conforme as especificações do fabricante.

 

Vantagens da manutenção preventiva

Fazer a manutenção dos equipamentos de limpeza ajuda a reduzir as despesas com o conserto das máquinas, pois o preço da manutenção preventiva é bem menor em comparação com a manutenção corretiva. Além disso, essa manutenção garante o pleno funcionamento dos equipamentos, além de reduzir a possibilidade de falhas.

Como a manutenção preventiva evita quebras, ela aumenta a disponibilidade dos equipamentos, proporcionando uma economia para a empresa. Isso porque as máquinas indisponíveis afetam o funcionamento da empresa porque os funcionários precisam prosseguir efetuando o mesmo volume de limpeza com uma quantidade menor de máquinas. Como a manutenção preventiva é programada, é possível também saber com antecedência os gastos com peças e mão-de-obra.

Por isso, a HIGTOP acredita na necessidade de sempre manter um técnico para realizar essa manutenção preventiva.