Higtop lança programa de gestão de limpeza e higienização

A Higtop lançou neste mês de setembro o seu programa de gestão do sistema de limpeza e higienização. O programa busca estabelecer uma rotina de trabalho que garanta identificar as áreas que serão limpas, os procedimentos utilizados na limpeza, a freqüência de cada limpeza, os produtos, utensílios e equipamentos utilizados e os responsáveis por cada operação.

Essa gestão do sistema de limpeza garante uma padronização dos produtos, equipamentos, das atividades e do acondicionamento e armazenamento de produtos e materiais. Além disso, será possível medir os índices de performance da equipe e estabelecer a periodicidade de execução de cada atividade.

equipelimpeza

No mercado há mais de um ano e meio, a HIGTOP é uma distribuidora de produtos de limpeza na Bahia, que busca contribuir para a saúde e bem-estar das pessoas, oferecendo os melhores produtos possíveis para os diversos serviços de limpeza. Com percepção das necessidades do mercado, a HIGTOP criou o programa para atender as necessidades do mercado de um sistema que ajude a gerenciar os produtos e a eficiência da equipe de limpeza.

 

Gestão de limpeza na mídia

Para divulgar o seu novo serviço de gestão de limpeza, o diretor comercial e o diretor de logística e compras da HIGTOP, Cláudio Correio e Hélder Lima respectivamente, foram ao programa Radar Imobiliário, da Rádio Transamérica. Durante a entrevista, eles contaram como surgiu a ideia de iniciar um programa de gestão de limpeza.

Equipe da HIGTOP no programa Radar Imobiliário | Foto: Radar Imobiliário
Equipe da HIGTOP no programa Radar Imobiliário | Foto: Radar Imobiliário

“Quando surgimos, há um ano e meio, nosso foco era oferecer os melhores produtos possíveis para os mais variados serviços de limpeza. Depois percebemos que havia a necessidade do mercado de empresas que ajudassem no gerenciamento desses serviços aos quais os produtos eram destinados”, contou Cláudio Correia durante a entrevista.

Sobre a eficiência dos produtos da HIGTOP, Lima complementou: “A maior parte de soluções para a limpeza de diferentes espaços nós possuímos”.

 

Um pouco da gestão de limpeza

Durante o processo de gestão do sistema de limpeza e higienização, serão criados dois calendários: um de limpeza diário e outro de limpeza específica. No primeiro, deve-se considerar a quantidade de funcionários disponíveis na escala de trabalho, que será afixada em local visível. Assim, todos terão acesso a todo o processo de limpeza e higienização e poderão acompanhar o desenvolvimento das atividades dos demais integrantes da equipe de limpeza.

O calendário de limpeza específica será responsável pelo planejamento e a programação das tarefas mais detalhadas, cuja periodicidade será definida de acordo com a utilização de cada ambiente e do nível de sujidade no local. Ele deve estar afixado ao lado do calendário de limpeza diária.

Em seguida, será preciso identificar o atual método de limpeza, bem como os produtos e materiais utilizados. Além disso, deve-se também mapear a escala de trabalho da equipe. Em seguida, a equipe deve se preparar para a limpeza do ambiente (zelando pela sua aparência e adotando Equipamento de Proteção Individual) e ficando em posse do equipamento necessário para fazer a essa limpeza.

Todo o processo de execução da limpeza deve ser monitorado, através de fichas de avaliação diária e específica. Dessa maneira, o gestor poderá checar com detalhes o passo a passo da tarefa realizada. Em paralelo, a HIGTOP vai realizar auditorias (avisadas ou não avisadas), com o intuito de criar um selo de qualidade onde a unidade gerencial vai ser classificada, de acordo com o desempenho obtido nas avaliações.