Conheça o programa de treinamento para melhorar sua equipe de limpeza

O programa de treinamento do sistema de limpeza & higienização aplica-se a toda equipe envolvida com as operações de limpeza visando:

  • Identificar a necessidade e planejar o treinamento dos funcionários;
  • Assegurar a realização dos treinamentos de cada cargo ou função;
  • Manter todos os funcionários treinados, avaliados e atualizados com todos os procedimentos das fichas de execução de limpeza diária e limpeza específica;
  • Fornecer suporte técnico para qualificação na função;

 

Os treinamentos aplicados no sistema de limpeza & higienização terão como base os procedimentos operacionais padrão, descritos no passo a passo da Ficha de Execução de Limpeza Diária (anexo 3) e da Ficha de Execução de Limpeza Específica (anexo 4).  O método de treinamento aplicado será o TLT – Treinamento no Local de Trabalho, que consiste no treinamento realizado no próprio local de trabalho, de maneira planejada, através da instrução das tarefas do dia a dia de limpeza e higienização, executando efetivamente o trabalho.

 

Treinamento e Capacitação

Na implantação do programa, uma pessoa será responsável em treinar e capacitar as lideranças no entendimento e aplicabilidade das ferramentas de gerenciamento do sistema de limpeza & higienização e na metodologia do TLT – Treinamento no Local de Trabalho.

O treinamento teórico para as lideranças será em sala de aula com apresentação sobre a gestão do sistema de limpeza & higienização e o treinamento prático será através da realização de tarefas de quatro áreas do Condomínio. Será realizado o treinamento em duas áreas com os procedimentos das Fichas de Execução de Limpeza Diária (anexo 3) e, em outras duas serão aplicados os procedimentos das Fichas de Execução de Limpeza Específica (anexo 4). Após a aplicação das fichas de execução serão realizados os procedimentos de verificação, com a utilização das Fichas de Avaliação de Limpeza Diária (anexo 5) e das Fichas de Avaliação de Limpeza Específica (anexo 6).

Após o treinamento e capacitação, as lideranças serão responsáveis em multiplicar a metodologia TLT- Treinamento no Local de Trabalho com toda a equipe operacional e explicar a importância e as vantagens do novo sistema de limpeza & higienização.

Ainda na implantação do sistema de limpeza & higienização, todos os funcionários deverão ser treinados em todos os procedimentos operacionais das 30 (trinta) Fichas de Execução de Limpeza Diária (anexo 3) e nas 30 (trinta) Fichas de Execução de Limpeza Específica (anexo 4). Todos os treinamentos devem ser registrados no formulário de Registro de Treinamento TLT (anexo 9), conforme descrito abaixo, no detalhamento do treinamento.

 

Nova etapa: checagem dos procedimentos

Após quarenta e cinco dias da implantação e com a consolidação dos treinamentos das fichas de execução de limpeza diária e de limpeza específica, se inicia a etapa de checagem dos procedimentos através da aplicação das 30 (trinta) Fichas de Avaliação de Limpeza Diária (anexo 5) e trinta (30) Fichas de Avaliação de Limpeza Específica (anexo 6). Todos os treinamentos de avaliação, também devem ser registrados no formulário de Registro de Treinamento TLT (anexo 9), conforme descrito abaixo no detalhamento do treinamento.

A matriz do programa de treinamento é composta dos seguintes documentos:

 

  1.      Calendário de Limpeza Diária (anexo 1);
  2.      Calendário de Limpeza Específica (anexo 2);
  3.    Ficha de Execução de Limpeza Diária (anexo 3);
  4. Ficha de Execução de Limpeza Específica (anexo 4);
  5.      Ficha de Avaliação de Limpeza Diária (anexo 5);
  6. Ficha de Avaliação de Limpeza Específica (anexo 6);
  7. Formulário de Distribuição de Tarefas de Limpeza (anexo 7);
  8. Formulário do Sistema de Avaliação de Treinamento (anexo 8);
  9. Formulário de Registro de Treinamento – TLT (anexo 9)
  10. Formulário de Acompanhamento Individual de Treinamento (anexo 10).

 

O Programa de Treinamento tem uma descrição específica.

Planejamento do Programa

O planejamento do programa de treinamento terá como base o formulário do Sistema de Avaliação de Treinamento (anexo 8), que deve estar sempre atualizado e exposto no quadro de gestão à vista da unidade operacional.

Identificação de áreas que precisam ser melhoradas

O gestor da unidade, após analisar o desempenho do funcionário no formulário do Sistema de Avaliação de Treinamento (anexo 8), irá identificar as áreas que ele precisa ser treinado, avaliado ou reciclado. A partir desta avaliação realizará a programação dos treinamentos, conforme as tarefas estabelecidas no Calendário de Limpeza Diária (anexo 1), no Calendário de Limpeza Específica (anexo 2) e na escala de trabalho.

Formulário de Registro de Treinamento

O gestor da unidade deve preencher o formulário de Registro de Treinamento – TLT (anexo 9), seguindo os seguintes passos:

– Data (preencher com a data de realização do treinamento);

– Nome do Funcionário (preencher com o nome e sobrenome do funcionário que está sendo treinado);

– Cargo (informar o cargo exercido pelo funcionário que está sendo treinado);

– Tipo de Treinamento (preencher com o treinamento que está sendo realizado,
         ex: treinamento da ficha de execução de limpeza diária nº001 – Banheiros ou aplicação da ficha de avaliação de limpeza específica nº030 – Academia);

– Assinatura Gestor (na conclusão das atividades o formulário deve ser assinado pelo gestor que realizou o treinamento);

– Assinatura do Funcionário (na conclusão das atividades o formulário deve ser assinado pelo funcionário que recebeu o treinamento);

– Arquivamento (no final do plantão de trabalho o documento deve ser arquivado em uma pasta específica na administração da unidade operacional).

 

Execução do treinamento das Fichas de Execução de Limpeza

Na execução do treinamento das Fichas de Execução de Limpeza Diária e Específica utilizando o método TLT (Treinamento no Local de Trabalho), o gestor da unidade deve seguir os seguintes passos:

 

a) Fazer a apresentação pessoal

– O instrutor deve se apresentar – nome, cargo, etc;

– Pedir para o funcionário se apresentar – nome, cargo, etc;

 

b) Informar o motivo do treinamento

– Apresentar a Ficha de Execução de Limpeza Diária. Explicar porque o documento existe e sua importância;

 

c) Fazer o diagnóstico

– Pedir para que o funcionário fale sobre seus conhecimentos referentes à tarefa que vai ser treinado. Não fazer correções e objeções, deixar que fale livremente. Verificar se tem domínio do trabalho e, se for o caso, as falhas de conhecimento que apresenta;

 

d) Apresentar a Ficha de Execução de Limpeza Diária

– CABEÇALHO:

  1. – Funcionário (preencher com o nome e sobrenome do funcionário que está sendo treinado);

      2. – Função (preencher o cargo do funcionário que está sendo treinado)

 

– PREPARAÇÃO (fazer a leitura dos passos para preparação):

  1. – Aparência Pessoal (cabelos, barba, uniforme, crachá e adereços);

      2. – Uso de EPI’S (importância para evitar acidente de trabalho);

      3. – Materiais, Equipamentos e Utensílios (necessários para execução);

      4. – Produtos (uso dos produtos químicos e a sua diluição correta);

 

– PROCEDIMENTOS – Fazer a leitura de todos os procedimentos operacionais, detalhando o passo a passo para realização das tarefas;

 

– EXECUTAR A TAREFA

      1 – Realizar a tarefa conforme descrito na Ficha de Execução de Limpeza Diária;

      2 – Pedir para o funcionário realizar a tarefa conforme descrito na Ficha de Execução de Limpeza Diária, observar e corrigir as possíveis falhas.

 

– REGISTRAR O TREINAMENTO  

    1 – Registrar o treinamento realizado no formulário de Acompanhamento Individual de Treinamento, seguindo os seguintes passos:       1.1 – Nome do Treinamento (preencher com o treinamento que está sendo realizado, ex: treinamento da ficha de execução de limpeza diária nº001 – Banheiros ou aplicação da ficha de avaliação de limpeza específica nº030 – Academia);

     1.2 – Data (preencher com a data de realização do treinamento);

     1.3 – Nota de Avaliação (preencher com a nota obtida na aplicação dos procedimentos de verificação da Ficha de Avaliação de Limpeza Diária ou da Ficha de Avaliação de Limpeza Específica);

     1.4 – Assinatura do Funcionário (Na conclusão das atividades o formulário deve ser assinado pelo funcionário que recebeu o treinamento);

     1.5 – Assinatura do Instrutor (Na conclusão das atividades o formulário deve ser assinado pelo gestor que realizou o treinamento);

     1.6 – Observação (Anotar assunto relevante que ocorreu durante o treinamento);

     1.7 Arquivamento (O formulário de Acompanhamento Individual de Treinamento deve ser arquivado nas pastas individuais dos funcionários na administração da unidade operacional).

 

Treinamento de Novos Funcionários:

Quando ocorrer novas admissões, o gestor da unidade deverá realizar o treinamento dos novos funcionários iniciando pelo item 4 –  execução do treinamento das Fichas de Execução de Limpeza Diária (anexo 3) e item 5 – execução do treinamento Fichas de Execução de Limpeza Específica (anexo 4), deste capítulo.

Deve incluir os novos funcionários no formulário do Sistema de Avaliação de Treinamento (anexo 6) do quadro de gestão à vista, abrir uma pasta para registrar os treinamentos no formulário de Acompanhamento Individual de Treinamento (anexo 10)  e após consolidado os procedimentos operacionais padrão,  iniciar as verificações através da aplicação do treinamento do item 6 – execução das Fichas de Avaliação de Limpeza Diária (anexo 5) e item 7 – execução das Fichas de Avaliação de Limpeza Específica (anexo 6). Ressaltando que todo o processo de treinamento deve ser registrado e arquivado.

 

Treinamento de Funcionários Antigos ou “Veteranos”

1 – Após ser treinado na área, o funcionário que obtiver nota de aproveitamento a partir de 70% está apto para atuar sem restrições. O funcionário que obtiver aproveitamento abaixo de 70% vai ser programado para um treinamento de reforço ou reciclagem, que consiste em uma revisão do item 4 – execução do treinamento das Fichas de Execução de Limpeza Diária (anexo 3) e item 5 – execução do treinamento das Fichas de Execução de Limpeza Específica (anexo 4) deste capítulo. Depois de revisados os procedimentos operacionais o funcionário será novamente avaliado com a aplicação do treinamento do item 6 – execução das Fichas de Avaliação de Limpeza Diária (anexo 5) e item 7 – execução das Fichas de Avaliação de Limpeza Específica (anexo 6).

2 – O ideal é que o processo do treinamento seja finalizado no período de 06 (seis) meses.