Engana-se quem pensa que a limpar vidros é uma tarefa difícil. O modo como a limpeza é feita e o uso de produtos corretos na quantidade certa, podem garantir que vidros e outras superfícies espelhadas fiquem brilhando, sem qualquer mancha ou aspecto embaçado.
A limpeza de vidros pode ser muito fácil, já que de modo geral eles possuem superfícies lisas, não porosa onde a sujidade não impregna. No entanto é preciso ficar atento em que produto usar na limpeza do vidro, já que alguns possuem metais em sua composição e podem oxidar se não forem limpos corretamente.
Os passos para a limpeza são bastante simples. A forma e a ordem em que são feitos é que garantem um bom resultado. Seguindo algumas dicas, a limpeza dos vidros pode ser feita sem muito esforço.
COMO FAZER A LIMPEZA DE VIDROS
Para uma limpeza completa de vidros em geral, as dicas são:
- Antes de limpar os vidros é necessário limpar as janelas e aberturas primeiro. A sugestão é passar um pincel de cerdas largas entre as frestas da janela para eliminar o pó. Também é possível aspirar as partes de mais difícil acesso, principalmente os cantos.
- Para evitar manchas durante a limpeza, é necessário a divisão das etapas. O ideal é começar de cima para baixo, dividindo uma parte primeiro depois a outra.
- Lavar a janela em dias nublados, pois a luz solar direta acaba secando o produto de limpeza, antes que você possa limpar o vidro adequadamente.
- Papel toalha deve ser usado em vidros muito pequenos para usar o combinado.
- A periodicidade da limpeza depende essencialmente do ambiente exterior, ou seja, do nível de poluição do local.
- Se o vidro se encontrar muito empoeirado, você pode umedecer um pouco mais o refil do rodo combinado e, em caso de um dia de sol, realizar a limpeza com rapidez.
PRODUTOS NECESSÁRIOS PARA A LIMPEZA
- Limpa vidros
- Detergente Desengordurante
- Flanelas
- Sabão neutro para sujeira mais pesada
- Esponja macia
- Panos de malha, pois não soltam fiapos.
- Raspador de Vidros
EQUIPAMENTOS PARA LIMPEZA DE VIDROS
Por serem muito delicados, é preciso muito cuidado no uso de técnicas de limpeza. Qualquer produto ou equipamento mal utilizado pode riscar e danificar o vidro. Existe equipamentos com baixo custo que proporcionam uma boa limpeza em vidros, por exemplo:
- Adaptador angular – peça para ser acoplada ao lavador ou limpador, que permite o alcance em áreas de difícil acesso.
- Raspador de segurança – utilizado para remoção de adesivos, cola, tinta, entre outros, sem danificar as superfícies.
- Rodo para vidro- remove toda a água e sujeira dos vidros e superfícies lisas, proporcionando uma limpeza 100% eficaz.
- Lavador de vidro- a composição acrílica da luva permite alta absorção de líquidos, sem respingar.
- Combinado 2 em 1- lavador acoplado a um limpador, economizando até 30% o tempo de execução da limpeza.
DICAS DE SEGURANÇA PARA A LIMPEZA DAS JANELAS
- Para janelas que não estejam no piso térreo, o indicado é sempre ter ajuda de um outro profissional.
- Caso precise usar uma escada para limpar as janelas, lembre-se de verificar se a mesma está firme o suficiente antes de subir e tenha sempre alguém de olho nela.
- Nas limpezas de janelas de difícil acesso, procure utilizar um cinto de ferramentas para manter todos os seus produtos e equipamentos.
O MITO DO JORNAL VELHO
Muitas empresas ainda utilizam jornal velho na limpeza de portas de vidro. Apesar da técnica servir, a química existente na tinta do jornal suja as mãos de quem realiza a atividade e também pode sujar o local onde está sendo feita a tarefa.