Secadores de mãos ou papel toalha? Descubra qual método é mais higiênico

Quem nunca foi ao toilette, lavou as mãos, olhou para o lado e viu que o secador de mãos era a única opção? A situação tão comum em banheiros comerciais é altamente prejudicial à saúde. Apesar de parecem mais sustentáveis e higiênicas, as máquinas secadoras de mãos e os jatos de ar escondem riscos invisíveis aos olhos, como germes, bactérias e vírus que podem causar febre alta, náuseas e dores musculares, como acontece com a gripe H1N1.

O calor do ar que sai das máquinas em nada tem a ver com a sensação de higiene que é sentida. Longe disso, os secadores e jatos de ar dispersam gotas de água em longas distância, ou seja, os microrganismos presentes nas mãos ficam suspensos no ar por vários minutos e até mesmo horas, causando assim o contágio em outros indivíduos.

 

ESTUDOS EXPLICAM 

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Westminster, na Inglaterra, e publicado no Journal of Applied Microbiology – periódico científico – revelou que o papel toalha descartável leva vantagem, em relação aos secadores de mãos, por conta do baixo índice de transmissão de bactérias. Ao contrário do seu concorrente, os secadores espalham até 1.300 vezes mais bactérias, vírus e fungos.

Os pesquisadores passaram as mãos, que estavam protegidas por luvas, em uma solução líquida que continha o vírus MS2. Em seguida, os três métodos de secagem foram testados: papéis toalhas, máquinas de ar quente e secadores com jatos de ar.

A resposta do método causou espanto. Eles descobriram que ao secar as mãos com o papel toalha, o vírus se espalha por uma área de até 25 cm ao redor de onde estava. Já as máquinas de ar quente e os jatos de ar apresentaram resultados de 75 cm de distância e 3 metros, respectivamente.

 

MAIS VANTAGENS DO PAPEL TOALHA

Em suma o papel toalha sai na frente em comparação aos secadores de mãos, uma vez que:

  • Não utilizam energia como fonte de funcionamento
  • Não emitem dióxidos de carbono
  • É o mais higiênico dos métodos
  • Diminuem em 24% a quantidade de bactéria na pele
  • São mais rápido na secagem das mãos, enquanto o secador deixa o cliente impaciente pela demora e acaba sendo na roupa, assim contraindo bactérias.

 

OS PAPÉIS TOALHAS ENCONTRADOS NO MERCADO

Agora que você já conhece todos dos benefícios do papel toalha, vamos listar alguns tipos para que você possa escolher o melhor produto para a sua empresa, diminuindo assim os riscos e aumentando a credibilidade da saúde no seu negócio.

Papéis que trabalhamos:

– Toalha Interfolha 3 Dobras

– Toalha Interfolha 2Dobras

– Papel Toalha Interfolha 2Dobras

– Papel Toalha Bobina Vip Auto-Corte

– Papel Toalha Bobina Auto-Corte

– Papel Toalha Interfolha 2Dobras

 

LAVAR AS MÃOS…

Como já diria a música de Arnaldo Antunes, “a doença vai embora junto com a sujeira. Verme e bactéria, mando embora embaixo da torneira… Lava outra, lava uma mão!”, ainda é a melhor forma de se evitar o contágio de doenças através das mãos.

Existem várias campanhas que estimulam o hábito de lavar as mãos após o uso do banheiro. No entanto, um estudo realizado pelo IBGE aponta que um em cada quatro brasileiros não lava as mãos depois de usar o banheiro.

No Reino Unido, uma pesquisa realizada pela BBC, com dispositivos que apontavam o uso das torneiras pelos usuários de um banheiro, registrou que apenas 32% dos homens e 64% das mulheres fizeram a higiene adequada das mãos. Portanto, deve-se lavar as mãos ao menos três vezes ao dia, sempre depois que usarmos o banheiro, antes de comer e depois de entrar em contato com animais.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais. Se deseja saber mais sobre papeis toalhas, solicite a visita de um consultor HIGTOP.