Escadas rolantes: limpadora permite higienização de equipamentos

Elas estão em toda parte – shoppings, aeroportos, lojas, estações de ônibus e metrô. A sua elevada capacidade de tráfego supera em muito a dos elevadores. Isso justifica sua utilização predominante em ambientes de grandes concentrações e poucos pavimentos. Também explica o alto poder contaminador de equipamentos sem manutenção. Daí ser fundamental contar com uma limpadora de escadas rolantes eficiente.

Se você é um profissional antenado com as novas tendências do mercado de higiene e limpeza e fica ligado nas tecnologias que surgem, não pode ignorar a importância de utilizar máquinas de ponta para obter uma manutenção confiável. Observe o nível da responsabilidade: assim que uma pessoa embarca em um degrau da escada rolante, o próximo já se habilita a transportar mais um passageiro. Uma escada típica pode levar mais de 10 mil pessoas por hora.

 

Saúde dos usuários

 

Não dá para negligenciar a saúde da população nem o tempo de vida útil do próprio equipamento que você tem sob seus cuidados. Para dar uma ideia do tamanho do desafio, o corrimão das escadas rolantes ocupa a terceira posição no ranking dos oito lugares mais sujos e contaminados dos shoppings, atrás apenas das pias dos banheiros e das mesas das praças de alimentação.

 

Durante testes, pesquisadores encontraram, no corrimão das escadas rolantes, restos de alimentos, E. coli – bactéria que habita no organismo humano, mas que, em alguns casos, pode causar infecção intestinal ou urinária –, fezes, sangue, urina e muco de todos os tipos. E onde há muco, também é possível encontrar vírus. Todo mundo já sabe: o recomendável é evitar tocar corrimões e, se for mesmo necessário, usar desinfetante para as mãos depois.

 

História da escada rolante

 

Uma curiosidade: atualmente, o mais longo equipamento do gênero no hemisfério ocidental está em uma das estações do metrô de Washington, capital dos Estados Unidos: tem nada menos do que 155m de comprimento. Avalie o problema, caso os gestores americanos não contassem com uma eficiente limpadora de escadas rolantes…

A história desse meio de transporte tão útil é fascinante. Uma versão rudimentar foi patenteada, no fim do século XIX, pelo inventor norte-americano Jesse Reno. Era uma esteira composta por placas de madeira com sulcos preenchidos com borracha para aderir ao calçado do usuário. Funcionava para divertir, não para transportar. O primeiro equipamento com degraus foi construído em 1921, pela Otis, que patenteou o termo Escalator (escada rolante) até 1930, quando a designação caiu em domínio público.

Na América Latina, a novidade chegou na década de 1930, no metrô de Buenos Aires. Só em 1947, foi iniciada a produção dos primeiros equipamentos no Brasil, que começam a se popularizar nos anos 1950. Era um assombro para a população, encantada com o transporte vertical que modificava os costumes da época. Ninguém, naquele tempo, dava a menor importância à manutenção, e a limpadora de escadas rolantes era um sonho distante.

Escada rolante em Salvador

 

Em Salvador, a desinformação quanto aos riscos da falta de higienização adequada transformou em programa de fim de semana, a partir de 1958, a visita às recém-inauguradas escadas rolantes das Duas Américas, uma loja-âncora (quando o conceito sequer existia) da Rua Chile, referência máxima do comércio chique da cidade entre as décadas de 1930 e 1960. Crianças subiam e desciam sem parar, acompanhadas de mães e pais sorridentes, todos inocentes sobre a quantidade de germes escondidos no corrimão e nos degraus.

Irresistível imaginar que, tempos depois, a diversão virava transtorno, com contaminação por vírus e bactérias – e o pior: sem que ninguém desconfiasse da origem do problema. Ainda bem que a época é outra, e o nível de conscientização também. Não pare no tempo: utilize em sua empresa uma eficiente limpadora de escadas rolantes e orgulhe-se de colaborar para a melhoria das estatísticas quando o assunto é higienização.

Ainda não se convenceu? Confira os nosso TOP 5: as principais razões para investir na limpadora de escadas rolantes.

 

5 UTILIDADES DA LIMPADORA DE ESCADAS ROLANTES

 

1 – Custo-benefício

O que for investido na limpadora de escadas rolantes trará retorno altamente satisfatório e gratificante para sua empresa. A saúde da população e a segurança dos usuários não têm preço. O valor agregado ao equipamento é grande, e você não terá queixas.

 

2 – Imagem

Em tempos de globalização, quando as informações circulam em tempo real, cuidar da imagem de sua empresa é imperativo. Nada melhor para atrair propaganda positiva espontânea, que se dissemina rapidamente, do que investir na eficiência dos seus processos de higienização e limpeza. Nos dias de hoje, circular em ambientes agradáveis é uma exigência inegociável.

 

3 – Otimização

Novas tecnologias estão a serviço da humanidade para aumentar não apenas o nível de bem estar, mas a eficiência dos processos. Com uma limpadora de escadas rolantes competente, você ganha em produtividade e os resultados serão sempre melhores. Todos ficam felizes: funcionários da manutenção, cliente e você, o grande gestor do processo.

 

4 – Vida útil

Equipamentos bem cuidados por uma equipe de manutenção eficiente, que cumpre as regras determinadas pelos órgãos normatizadores e fiscalizadores, terão um tempo de vida útil muito mais satisfatório. No caso das escadas rolantes, por exemplo, simples grãos de areia acumulados podem gerar um prejuízo de grandes proporções. Para obter um total aproveitamento das escadas no maior tempo possível, investir em limpadoras confiáveis é fundamental.

 

5 – Salubridade

A saúde é o bem maior que todos nós temos. Seria inaceitável colocar isso em risco, quando há caminhos para evitar prejuízos que podem se tornar incalculáveis. Escadas rolantes são utilizadas por multidões, diariamente. Quer incentivo maior para investir em limpadoras eficientes do que ter a certeza de contribuir para uma maior qualidade de vida da população?

 

A HIGTOP TEM A LIMPADORA CERTA PARA SUA EMPRESA

 

A HIGTOP sempre busca oferecer aos seus parceiros a melhor opção, que traz maior custo-benefício e satisfação, de acordo com a demanda. No caso das limpadoras de escadas rolantes, não é diferente.

Adquirimos um equipamento de última geração e, como ele, há raros no mercado. Um dos principais diferenciais da Eureka Escalator é a eficiência. As limpadoras mais comuns contam com um aspirador de pó muito fraco, o que favorece o levantamento excessivo de poeira.

Na limpadora de escadas rolantes disponível na HIG TOP, acoplamos um aspirador de alta potência, que não gera praticamente poeira nenhuma no processo de higienização. Esse diferencial agiliza o trabalho e agrega qualidade à lavagem.

Depois de aspirar todos os sólidos, o equipamento lava, seca e remove todos os resíduos, deixando a escada com aparência de nova. E o melhor: não é preciso desmontá-la para obter um excelente resultado.

O tempo envolvido no processo depende do tamanho da escada rolante. Com esse equipamento especial, três profissionais são suficientes para dar conta de uma limpeza eficiente – um para operar a máquina e os outros dois empenhados no processo habitual de acabamento.

Lembre-se: não basta lavar o degrau onde as pessoas pisam. A boa manutenção exige higienização completa, e isso só pode ser feito com uma limpadora de escadas rolantes. Só assim você garante segurança aos usuários e vida longa ao seu equipamento.

 

Gostou do conteúdo? Então, deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais. Nossos vendedores atuam como consultores e podem orientar você no caminho do sucesso. Está esperando o quê? Agende logo uma visita do consultor da HIGTOP.