Otimizar a utilização da água nas operações e contribuir para a preservação do recurso natural. Este é um dos grandes desafios das empresas na atualidade. Para auxiliar as empresas nessa demanda, foi desenvolvido o H2OFF, uma nova tecnologia Water Free System que permite a limpeza das mãos sem o uso de água. Além de economia financeira, o produto permite que as empresa utilizem a água de forma eficiente, cumprindo seu papel de responsabilidade ambiental.
De acordo com a entidade 2030 Water Resources Group, que ajuda os governos de alguns países na gestão dos recursos hídricos, a demanda por água doce e tratada no mundo vai ser 40% maior do que a disponibilidade em 2030. Significa dizer que a crise da água não é pontual e localizada.
No Brasil, o desperdício de água chega a 70% do volume produzido, de acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica. O número inclui o mau uso e as perdas em vazamentos e rompimentos de redes nos serviços de abastecimento.
Ir na contramão do desperdício e da forma cultural de desvalorização da água é essencial para as empresas que buscam cortar custos e atuar com mais consciência ambiental. A expectativa é que futuramente as pegadas de água sejam avaliadas nas organizações, como já é feito com as pegadas de carbono.
Tecnologia a favor
Diversas tecnologias são ofertadas hoje no mercado com o intuito de reduzir o consumo da água nas empresas. Uma delas é o H2OFF, recomendado para limpeza a seco das mãos.
Com uma fórmula balanceada, permite manter a pele suave e saudável, mesmo após diversos usos por turno de trabalho. Basta aplicar o produto, massagear as mãos até a remoção total da sujeira e secá-las completamente com papel toalha.
Para as empresas, a nova maneira de levar as mãos com o uso do H2OFF pode gerar uma economia diária de até sete litros de água por pessoa.
Mais dicas de economia
Associado ao uso de novas tecnologias, as empresas podem tomar uma séria de medidas para a redução do consumo de água. Um programa de conscientização dos usuários que frequentam o empreendimento, assim como a aquisição de equipamentos mais eficientes e a racionalização da utilização da água são alguns exemplos.
Outras iniciativas para redução do consumo da água em organizações foram listadas pelo Centro de Sustentabilidade do Sebrae. Agora basta cada empresa fazer a sua parte. Confira:
- Elimine vazamentos.
- Faça a captação e o aproveitamento da água da chuva e use para manutenção dos ambientes e jardins.
- Economize água na manutenção do jardim, deixando a grama crescer mais no verão, quando ela retém umidade.
- Preserve as nascentes e matas ciliares, não jogando lixo nestes locais.
- Dê preferência a equipamentos que reduzam o consumo de água.
- Lave o carro de sua empresa a seco.
- Diminua o uso de bebedouros, passando a adotar garrafas de 2 a 5 litros.
- Instale torneiras de baixo consumo de água ou com fechamento automático.
- Troque as antigas descargas com válvulas por descargas acoplados com caixa, que consomem menos água.
- Sinalize áreas comuns de sua empresa sobre o uso e consumo de água.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe e indique para outras pessoas. E não deixe de contar para nós da Hig Top o que a sua empresa tem feito para reduzir o consumo da água.
Caso queira saber mais sobre o H2OFF, basta solicitar a visita de um consultor.