Conheça a limpeza CIP e sua importância para a indústria

A higiene sempre será fator essencial quando pensamos em indústria, principalmente no processamento de alimentos. As práticas de higienização minimizam a presença de microrganismos prejudiciais a nossa saúde e garantem a integridade física do nosso corpo. O que demanda uma boa e controlada limpeza e/ou esterilização dos equipamentos usados nos processos. A limpeza CIP tem se mostrado um eficiente recurso para a indústria alimentícia manter a limpeza e esterilização de máquinas.

As empresas precisam estar sempre investindo em acessórios e equipamentos de limpeza e sanitização. E, segundo a ASME (A Sociedade Norte-americana de Engenheiros Mecânicos), existem três classificações para definir um ambiente: Limpo (Clean), Clean in Place (CIP) e Limpeza (Cleaning).

O método CIP foi desenvolvido para a limpeza e desinfecção automática das máquinas de envase e equipamentos de processamento, sem a necessidade de montagem e desmontagem das peças. O sistema trabalha circulando e re-circulando automaticamente detergentes e soluções de enxágue até a limpeza total e sanitização em circuito fechado.

Ou seja, trata-se de um sistema inteligente que faz ajustes contínuos nas operações, garantindo os mais elevados níveis de desempenho, o que reduz com precisão o risco de erro humano, sem comprometer os níveis de segurança dos alimentos. Diferente do que acontece com as outras categorias.

 

ENTENDA AS DIFERENÇAS

 

As outras classificações definidas pela Norma ASME BPE 2012:

  • Limpo (Clean): remoção de sujidade, resíduos, detergentes ou outros contaminantes da superfície.
  • Limpeza (Cleaning): elimina sujidades, resíduos, detergentes ou outros contaminantes da superfície para obter particularidades de superfícies predeterminados.

 

VANTAGENS DO SISTEMA CIP

 

– Diminui o impacto ambiental e os custos de operação com redução de água e do esgoto.

– Evita a sobre dosagem do detergente, assegurando os mais elevados níveis de segurança alimentar

– Identificação automática de soluções – garantindo precisão no controle de líquidos

– Já vem incorporado com uma série de programas de limpeza predefinidos

– Possibilidade de aumentar ou reduzir a concentração do detergente a qualquer momento, sem parar a operação

– Segurança operacional – os operadores não precisam entrar nos tanques e recipientes para limpá-los e não precisam manusear materiais de limpeza potentes

 

EQUIPAMENTO LIMPOS PELO SISTEMA CIP:

  • Pré-misturador
  • Bomba de transporte
  • Tanque buffer
  • Tanques assépticos
  • Bomba principal
  • Aerador
  • Trocadores de calor
  • Tubos sanitários

 

ETAPAS DO PROCESSO

 

Os ciclos mais comuns da limpeza utilizando CIP, são:

Enxágue

A água circula pelo sistema a uma temperatura recomendada de 40ºC. A qualidade da água a ser utilizada neste ciclo dependerá do tipo de instalação e das exigências da qualidade do produto final. Poderá ser utilizada água potável, água desmineralizada, água purificada, água reaproveitada do último ciclo de enxágue da limpeza anterior, ou até mesmo a mistura de alguma delas.

 

Banho com agente alcalino

O agente alcalino circula por todo o sistema, na concentração pré-determinada, a uma temperatura recomendada de 80ºC.

 

Enxágue intermediário

A água passa pelo sistema na temperatura ambiente e tem a finalidade de extrair a maior parte do produto alcalino que restou no sistema, para não diminuir o efeito do agente ácido.

A qualidade da água utilizada nesta etapa dependerá do tipo de instalação e das exigências da qualidade do produto, porém, recomenda-se o uso de água desmineralizada ou água purificada.

 

Banho com agente ácido

Nesta etapa, faz-se necessária a presença do agente ácido na concentração pré-determinada circulando pelo sistema a uma temperatura maior que 40ºC.

 

Enxágue final

Esta fase requer água circulando pelo sistema em uma temperatura ambiente e tem o objetivo de remover todo e qualquer indício dos produtos utilizados nos ciclos anteriores. A água utilizada neste ciclo deve atender as mesmas exigências da água que será utilizada na fabricação.

 

TEMPO DA LIMPEZA

Dependendo das necessidades específicas de cada equipamento, o tempo médio para uma excelente limpeza será de, aproximadamente 1 hora.

Vale lembrar que a limpeza CIP não se faz necessária apenas para a indústria alimentícia, mas, também para outras atividades de manufatura, como: laticínios, bebidas e alimentos de nutrição e farmacológicos.

 


Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais. Se deseja saber mais sobre limpeza cip, solicite a visita de um consultor da HIGTOP.